Processo Decisório

Processo Decisório

Para além do previsto nos Estatutos e do poder funcional dos órgãos da FUTURAGORA, as decisões são tomadas segundo um modelo de tecnocracia participativa.

Para cada problema, sobre cada decisão os Associados da Futuragora poderão participar de duas formas distintas, seja trabalhando na vertente técnica da decisão seja na sua escolha em si.

 

Processo Decisório

1.Proposta (Democracia)

A medida, decisão ou orientação é proposta por qualquer Cidadão ou Associado e toma a designação de Proposta que é sujeita a subscrição, durante este período recolhe sugestões de membros que a subscrevem ou não e depois será aprovada se obtiver maioria das subscrições.

2. Medida (Tecnocracia)

A Proposta é distribuída por equipas técnicas que irão estudar e simular a Proposta, aferindo dos seus impactos ambientais e de outros tipos assim como medir a sua eficiência, validade e necessidade. Colhidos os vistos técnicos, os estudos anexados, a Proposta passa a ser uma Medida.

3. Moção (Consenso Racional)

A Medida com toda a documentação é sujeita a sufrágio universal e será implantada se obtiver a maioria dos votos do total de votantes passando a denominar-se Moção.

 

Processo Anti Decisório

As decisões que tiverem de ser tomadas de urgência ou de simples gestão poderão ser impugnadas por maioria dos votantes que a faz descer a mesma à categoria de Proposta aplicando-se o processo acima exposto.

Toda e qualquer decisão poderá ser sempre alterada através de todo o processo já acima referido, caso argumentos novos não discutidos sejam adicionados.

No comments.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: