Projecto Opensenses 2018

Projecto Opensenses 2018

O Opensenses é um sistema de sensores que monitorizam variados dados climatéricos (temperatura, pressão atmosférica, humidade ou radiação), dados energéticos (produção solar, tarifário bi-horário, carga de pilha ou bateria) e  está relacionado com os restantes projectos de automação e arduino. O objectivo era estabelecer uma central de informação que colhe os dados de vários arduinos remotos, e que foi conseguido através de ferramentas opensource e com muita prototipagem.

O Opensenses é um sistema de sensores que monitorizam variados dados climatéricos (temperatura, pressão atmosférica, humidade ou radiação), dados energéticos (produção solar, tarifário bi-horario ou carga de pilha ou bateria) e  está relacionado com os restantes projectos de automação e arduino. O objectivo era estabelecer uma central de informação que colhe os dados de vários arduinos remotos, e que foi conseguido através de ferramentas opensource e com muita prototipagem. O Open Senses representa a conjugação dos projectos de automação relacionados com a central meteo DIY, recolha de dados sensorais e a sua compilação num servidor de bases de dados. Esses dados constituem os olhos e sentidos da investigação.

Traduzido do inglês este projecto representa sentidos livres ou abertos. Assenta num modelo código livre e de rápida prototipagem com a apresentação de um produto final que qualquer pessoa possa ligar à sua rede local e começar a coletar informações sensorais. Como base temos sensores de temperatura, humidade, pressão, luminosidade entre outros. Mais avançados poderam ser ligados sensores como tubo Geiser, sensor de gaz butano, de fumo, de ph, de corrente eléctrica, de entre milhares. Esses milhares de componentes permitiram criar uma base de dados em tempo real daquilo que se está a passar no mundo, permitindo-nos gerir mais eficientemente os nossos recursos.

Este projecto está relacionado com os restantes projectos de automação e arduino. O objectivo é estabelecer uma central de informação que colhe os dados de vários sensores remotos. Numa primeira fase pretende-se colher os dados dos sensores e inseri-los em bases de dados no servidor. A partir daí os dados foram manipulados e gráficamente demonstrados. Os sensores em arduino têm o nome de código Fasensor.

Estes sensores incialmente foram desenvolvidos para colectar os dados via arduino e remetê-los pela internet para um servidor de mysql de base de dados, por meio de um php, num servidor próprio. Poderá consultar o estado final do projeto em : https://futuragora.pt/wiki/index.php?title=Opensenses

Página de Integração: https://futuragora.pt/opensensesdev/

Fasensor é um grupo de sensores montados a partir de um arduino, com sensor de temperatura, humidade e pressão atmosférica. Pode consultar o projecto em: Fasensor ou no github.

 

 

No comments.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: