Economia baseada em recursos
Uma economia baseada em recursos, proposta pelo Projeto Venus, ou uma economia baseada em recursos e leis naturais como proposta pelo Movimento Zeitgeist e outros, é uma ideia muito semelhante a uma economia de live acesso, por isso vale a pena mencionar aqui e delinear semelhanças e diferenças nas teorias.

Semelhanças
Uma economia baseada em recursos também defende um mundo além do sistema de mercado, sem dinheiro ou fronteiras.

Diferenças
Embora Jacque Fresco, a pessoa que cunhou o termo “Economia Baseada em Recursos” disse: “Estou interessado em todos os aspectos da terra e nas pessoas, principalmente as pessoas. Não estou muito interessado em tecnologia, embora possa parecer que posso defender isso ”1). Enquanto os defensores de uma RBE clamam pelo uso da ciência e pela aplicação de uma abordagem sistêmica para criar um ambiente social e de vida melhor, facilitando assim uma transgressão além do dinheiro e dos mercados, eles concentram-se principalmente na aplicação de tecnologia para produzir abundância.

Uma economia de livre acesso concentra-se mais nas ciências sociais e em sistemas de alavancagem e cultura já existentes, como iniciativas comunitárias, compartilhamento e voluntariado, promovendo uma mudança de valor primário e ajuste de comportamento. Quando trazidas à escala e usadas em conjunto com a tecnologia disponível, acredita-se que essas mudanças de valores centrais em um nível individual criarão novos padrões de comportamento que podem tornar obsoletos os sistemas comerciais explícitos.

Fonte: openaccesseconomy.org

Deixe um comentário

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.