Economia de Livre Acesso

Economia de Livre Acesso

Economia de Livre Acesso

Economia baseada em recursos
Uma economia baseada em recursos, proposta pelo Projeto Venus, ou uma economia baseada em recursos e leis naturais como proposta pelo Movimento Zeitgeist e outros, é uma ideia muito semelhante a uma economia de live acesso, por isso vale a pena mencionar aqui e delinear semelhanças e diferenças nas teorias.

Semelhanças
Uma economia baseada em recursos também defende um mundo além do sistema de mercado, sem dinheiro ou fronteiras.

Diferenças
Embora Jacque Fresco, a pessoa que cunhou o termo “economia baseada em recursos” disse: “Estou interessado em todos os aspectos da terra e nas pessoas, principalmente as pessoas. Não estou muito interessado em tecnologia, embora possa parecer que posso defender isso ”1). Enquanto os defensores de uma RBE clamam pelo uso da ciência e pela aplicação de uma abordagem sistêmica para criar um ambiente social e de vida melhor, facilitando assim uma transgressão além do dinheiro e dos mercados, eles concentram-se principalmente na aplicação de tecnologia para produzir abundância.

Uma economia de live acesso concentra-se mais nas ciências sociais e em sistemas de alavancagem e cultura já existentes, como iniciativas comunitárias, compartilhamento e voluntariado, promovendo uma mudança de valor primário e ajuste de comportamento. Quando trazidas à escala e usadas em conjunto com a tecnologia disponível, acredita-se que essas mudanças de valores centrais em um nível individual criarão novos padrões de comportamento que podem tornar obsoletos os sistemas comerciais explícitos.

Fonte: openaccesseconomy.org

No comments.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: