O projecto BIO-RIO pretende automatizar um aquário e geri-lo remotamente. Desta forma têm sido aplicadas experiências relacionadas com sustentabilidade e a Natureza. O objectivo é testar a sustentabilidade em meio aquático, o impacto ambiental da intervenção humana na natureza e a evolução genética dos habitantes do Aquário Bio-rio.

Este projecto é a versão dois do projecto, melhorada para um raspberry pi Model 2 B. Controla o aquário e executa tarefas e calculo para os sistemas da futuragora. Está inserido na VPN da Futuragora sendo apenas acessível dentro dessa rede. Está ligado a vários sensores que recolhem dados entre eles a temperatura do aquário e a exterior, a luminosidade e outros dados. Também, através de um módulo de 4 relés o raspberry pi controla rotinas na bomba de ar, filtro e luzes que desligam e ligam automaticamente.
Por fim, uma ultima rotina que liga as luzes também liga a câmara e posteriormente recolhe um video de 3 segundos. Esse video é posteriormente enviado para o servidor que cria uma cópia diária.

Imagem diária:

Smiley face

A maioria dos habitantes do aquário são guppies, uma espécie criada pelo ser humanos através de reprodução seccionada.

Saber mais no Projecto Bio-Rio e no futurai.


Ir para a barra de ferramentas