Relatório sobre dispositivos IoT para comunicações de emergência

Relatório sobre dispositivos IoT para comunicações de emergência

Desde que a Internet amadureceu, a sociedade se tornou mais interconectada, assim como os dispositivos usados ​​para melhorar a vida quotidiana. Isso levou ao surgimento da chamada “Internet das Coisas” (IoT), na qual dispositivos autónomos e pessoas agora estão interconectadas nos espaços privados, públicos e industriais. As tecnologias da IoT estão invadindo todos os domínios de aplicativos, incluindo serviços relevantes para situações de emergência com um escopo mais amplo que os sistemas de comunicação e conectividade da IoT. Para abordar este tópico, o Comitê Especial do ETSI EMTEL (comunicações de emergência) acaba de lançar um relatório, o ETSI TR 103 582, estudando casos de uso e comunicações envolvendo dispositivos IoT na provisão de situações de emergência e fornecendo recomendações sobre requisitos de padronização que podem melhorar a segurança. dessas comunicações. O relatório foi preparado por um grupo de especialistas que possuíam uma mistura de competências de IoT e de comunicação de emergência.

O ETSI TR 103 582 considera as comunicações que envolvem dispositivos IoT em todos os tipos de situações de emergência, como chamadas de emergência, comunicações de missão crítica, comunicações do Sistema de Aviso Público e adiciona um novo domínio de comunicações de emergência identificado como resposta de emergência automatizada, na qual os dispositivos IoT podem agir após receber um aviso. gatilho para evitar situações perigosas. Um conjunto de oito casos de uso exemplares ilustra como essas comunicações podem ser usadas para fornecer informações adicionais / aprimoradas para as partes envolvidas em tais situações. Por exemplo, eles cobrem o caso em que um detector de fumaça em um contêiner de lixo envia uma mensagem de emergência em caso de incêndio, enviando potencialmente em paralelo um vídeo de emergência em tempo real. Outro caso também pode ser o fato de um dispositivo IoT desligar imediatamente uma torneira de gás ou diminuir a velocidade de um trem de alta velocidade quando recebe um aviso público do terremoto (resposta automática).

O ETSI TR 103 582 também ajuda a preparar os requisitos potenciais de padronização, permitindo uma operação segura dessas comunicações. Os casos de uso são analisados ​​do ponto de vista de possíveis falhas que colocam a segurança em risco. Os possíveis meios para evitar esses pontos de falha são identificados, o impacto desses casos de uso nos padrões existentes ou futuros é avaliado e são fornecidas recomendações de requisitos em relação às especificações existentes da EMTEL para cada domínio. Outros participantes da padronização da IoT também recebem sugestões para revisar suas especificações, a fim de suportar os requisitos de comunicação de emergência.

Saiba mais em: etsi.org ou no link directo para o relatório pdf em: https://www.etsi.org/deliver/etsi_tr/103500_103599/103582/01.01.01_60/tr_103582v010101p.pdf

Sophia Antipolis, 1 de agosto de 2019

Sobre o autor

reset administrator

Deixar uma resposta