Boletim Informativo na Banda do Cidadão

Boletim Informativo na Banda do Cidadão

O Boletim da Futuragora é um projecto de automação aplicado às rádio comunicações na banda do cidadão (CB). A cada 30 minutos, no canal 3 em FM, uma voz sintetizada fornece diversas informações actualizadas, como por exemplo o estado do tempo e notícias. Pretende-se evoluir para um sistema mais complexo, incluindo emissões em diversas cidades, a introdução de reconhecimento de voz e inteligência artificial permitindo ao utilizador interagir com a rede de emissores. Alguns dados climatéricos locais são recolhidos através de dispositivos desenvolvidos no projecto Opensenses da Futuragora.

O primeiro Boletim Informativo começou a ser emitido em Agosto de 2019 em Lisboa. Os ouvintes poderão participar enviado os seus relatórios de receção (QRK) ou mesmo notícias que pretendem ser difundidas. Este projeto pretende ser um ponto de partida para chamar mais rádio operadores e levá-los a interagir uns com os outros e no futuro com o próprio servidor central. É um complemento ao Projecto 3-3-3 que decorre em paralelo no mesmo canal.

A emissão do boletim serve também para:
– Emitir um sinal estável para afinação de antenas
– Avaliar o raio de cobertura
– Difundir informações climatéricas
– Alertar em caso de situações de emergência
– Ser uma plataforma de informações ao serviço da população
– Divulgar todo o tipo de atividades ligadas às transmissões de rádio

Está disponível a emissão deste Boletim Informativo pelo canal 3 da Banda do Cidadão Portuguesa (26.985 MHz) de acordo com o plano 333. Data de lançamento 1 de Agosto de 2019. Foi também criado o presente blog para telecomunicações.

Para saber sobre a origem e tecnologia do projecto Boletim Informativo na Banda do Cidadão ou inserir o seu QRK consulte o site da futuragora.

Sobre o autor

reset administrator

Deixar uma resposta