Futuragora adota JS8 Call para comunicações digitais no CB

Futuragora adota JS8 Call para comunicações digitais no CB

O que é?

O JS8 Call é um tipo de comunicação digital em modo de texto. Feito para resistir a ruídos e a sinais muito fracos, este modo é ideal para comunicações a longa distância. Imaginem poder comunicar com estações tão fracas que nem se distinguem do ruído, a -26 dB de relação sinal/ruído. Podemos assim enviar mensagens de texto ou entrar em conversação com outras estações longínquas.

Como utilizar?

O JS8 Call foi desenvolvido para radioamadores, no entanto funciona em qualquer frequência. O CB adotou-o no canal 25 (27.245 MHz) USB, tal como já tinha acontecido com outros modos digitais. O som da emissão e recepção pode ser descodificado por um computador, de preferência com ligação por cabos ao rádio. Para a automatização total é necessário um rádio com VOX ou montar um circuito para que o computador possa controlar a PTT do emissor.
Vejam em http://js8call.com/

Como é possível tanto alcance?

A emissão é feita em banda lateral e modulada por uma única frequência de áudio por variação de fase. A largura de banda é muito estreita, daí o sua eficiência na emissão e na receção.

Funcionamento automatizado

É possível enviar um sinal (HB Hart Beat) automaticamente a cada x minutos que outras estações, também em modo automático, irão responder. Ou então enviar um CQ (chamada geral) e esperar uma resposta. Assim sabemos quem nos escuta e quem escutamos. Além disso é uma nova forma de fazer DX e ter a confirmação.

É possível deixar uma mensagem no computador da estação de destino, se esta estiver ligada. É também possível enviar uma mensagem a uma estação através de outra.

Imagem do JS8 Call no computador

Para que serve o JS8 Call no CB?

Existem pelo menos 4 razões para ser utilizado no CB

  1. É um modo digital novo e assim os macanudos do CB também têm hipótese de o utilizar, não são só os radioamadores. Treinem e experimentem este modo digital, porque quanto mais estações existirem mais cresce esta rede digital.
  2. Funcionando em banda lateral com uma largura de banda muito estreita, é possível ter mais de uma dezena de comunicações em simultâneo sem se interferirem. Assim, não é necessário mudar de frequência podendo ser escutadas todas as comunicações em simultâneo.
  3. É o sistema de comunicações mais resistente ao ruído e a sinais fracos. A melhor garantia de comunicação a longa distância e com menor potência
  4. Pelas suas capacidades de automatização e envio de mensagens de texto, este é o sistema ideal para ser utilizado em caso de emergência. A comunidade prepper deverá adotar este sistema.

Exemplos de comunicações em JS8 Call

De Paulo JS20
De Paulo JS20 spot de recepção de estação no Polo Sul
Explicação de JS8 (em Inglês) de como se podem fazer vários contactos em simultâneo

O programa permite registar os contactos e apresenta imediatamente a distância a que estamos a comunicar. Para uma visualização no mapa mundo recorremos ao PSK Reporter, site que recebe as informações do programa JS8 Call e que automaticamente as regista. Filtrando pelo nosso indicativo ou pela banda (11 metros) temos uma representação gráfica da actividade das comunicações. É uma forma simples e rápida de saber o estado da propagação e do número de estação disponíveis. Sabemos também o seu local e mais algumas informações que cada estação esteja a partilhar, por exemplo o rádio, a potência, a antena ou uma saudação.

Imagem do PSK Report Map de 7 Janeiro 2020 por 31FA010

A Futuragora está disponível para ajudar mais estações a participarem neste inovador modo de comunicação digital. Venham fazer parte desta rede de comunicações. Um sistema completamente autónomo das redes tradicionais e pronto a ser utilizado de forma gratuita.

Para quem é Prepper ou quer viver fora da rede tem aqui uma excelente alternativa.

Este novo meio de comunicações também permite, o que até aqui não era possível, que os portadores de deficiência auditiva e/ou mudez, possam utilizar rádios como qualquer outro Macanudo, já que aqui se trata de emissões de texto, convertidas em sinais audio, automaticamente.
Este é, sem dúvida, um novo mundo a descobrir.

As estações da Futuragora
31FA005 – Mike 05 – Miguel
31FA010 – Ananás – Ana
31FA020 – JS20 – Paulo (31JS20 no JS8 Call)

Miguel Santos
Author: Miguel Santos

Sobre o autor

Miguel Santos administrator

6 Comentários

Ana MonteiroPublicado em11:19 pm - Jan 11, 2020

Aparentemente o website do JS8Call está em baixo mas para download do programa podem aceder directamente a este link, escolher o vosso sistema operativo e instalar, até que o website retorne
http://files.js8call.com/latest.html

JS20 31HS867 31PAT867 PauloPublicado em11:19 am - Jan 12, 2020

Está muito bom o artigo. Muitas estações acabam por aderir a este tipo de comunicação, porque podemos deixar em qrx e mais tarde verificar quem TX. 73 a todos.

Miguel FerreiraPublicado em8:18 pm - Abr 25, 2020

Olá, uma informação, dá qualquer tipo de rádio? Algum específico ou existe algo para fazer a conversão? Desde agradeço a Vossa ajuda.
Cumprimentos

    Ana MonteiroPublicado em6:18 pm - Abr 26, 2020

    Qualquer tipo de rádio serve, evidentemente que o rádio só emitirá/receberá nas frequências para que esteja preparado. Por exemplo, se for CB só emitirá/receberá dentro da banda do CB, 11 metros. Cumprimentos

Rubens KamimuraPublicado em3:57 pm - Jun 6, 2020

Gostei desta modalidade, tenho um radio uBITX v4, poderiam me dar mais dicas para entrar neste time? rubens.kamimura@gmail.com 73 de Rubens PY2PVB.

    Miguel SantosPublicado em7:48 pm - Jun 22, 2020

    Boa tarde Rubens, esse rádio é ótimo para fazer experiência e alterações. Pode muito bem ser utilizado em JS8. Basta sintonizar o canal 25 em USB (27.245 MHz) A questão do controlo automático do rádio é que pode necessitar de desenvolvimento, mas sendo um arduino tudo se faz. Se precisar de ajuda para ensaiar diga.

Deixar uma resposta