Boletim Informativo na Banda do Cidadão

O Boletim Informativo da Futuragora é uma emissão na banda do cidadão no canal 3 FM com dados, alertas, notítiias e outras informações. A partir dos dados recolhidos no Opensenses, um sistema automático compõe uma gravação áudio que é transmitida não só nessa nessa frequência CB a cada meia hora como também por via da internet.

O Boletim começou a ser difundido na Internet em Julho de 2018 e começou por plasmar o estado dos serviços e dos sensores da associação Futuragora. Composto o áudio inicial, foi desenhado um novo formato que passasse a dar os dados meteorológicos e outros dados recolhidos através de APi’s.

O Boletim Informativo actual começou a ser emitido em Agosto de 2019 em Lisboa. Os ouvintes participam enviando os seus relatórios de receção (QRK) ou mesmo notícias que pretendem ser difundidas. Este projeto pretende ser um ponto de partida para chamar mais rádio operadores e levá-los a interagir uns com os outros e no futuro com o próprio servidor central. É um complemento ao Projecto 3-3-3 que decorre em paralelo no mesmo canal.

Está disponível a emissão deste Boletim Informativo pelo canal 3 da Banda do Cidadão Portuguesa (26.985 MHz) de acordo com o plano 333.

A emissão do boletim serve também para:
– Emitir um sinal estável para afinação de antenas
– Avaliar o raio de cobertura
– Difundir informações climatéricas
– Alertar em caso de situações de emergência
– Ser uma plataforma de informações ao serviço da população

Estrutura em vigor:

  • Cabeçalho – contém introdução e informações geograficamente localizadas
  • Corpo
  • Rodapé
Boletim Informativo da Futuragora