Emissão do Plano de Emergência 3 3 3 na Banda do Cidadão

“333” é o nome de código do projecto da Futuragora que reúne as actividades de rádio comunicações no âmbito da sobrevivência e preparação para situações de emergência. O plano de comunicações de emergência 3 3 3 é um modo de telecomunicações radio desenhado para situações de emergência.

É a melhor forma de interajuda em caso de falha da rede telefónica. O plano 333 foi projetado para comunicações de emergência. Baseia-se na “Regra de Sobrevivência dos Três”, fácil de lembrar. Muitas vezes é chamado programação de rádio ou um SKED.

A emissão do 333 realiza-se a cada 3 horas na banda do cidadão no canal 3 (26,985 megahertz) em FM emitido na área de grande Lisboa e em breve noutras regiões de Portugal.

Este projeto conjugado com o boletim informativo engloba a criação de um canal de comunicação (texto / voz) onde possa pedir ajuda, treinar actividades e participar em eventos e activações. Também permite obter noticias e informações como preparação para uma eventual emergência pessoal, nacional ou internacional.

Como:
Ligue o CB no canal 3 FM, a cada 3 horas, durante 3 minutos ou mais. Siga este plano para melhor ouvir e ser ouvido. Experimente, treine e aumente a sua possibilidade de sobrevivência em caso de emergência.

É um treino constante para que cada um esteja pronto para ajudar ou ser ajudado. Participe e divulgue porque sem comunicações a suas possibilidades de sobrevivência são reduzidas.

Esta é uma rede alternativa feita por pessoas e para pessoas interessadas na independência e auto-suficiência. Ideal para preppers, operadores de rádio CB ou simplesmente para si que sempre gostou de radiocomunicações e nunca soube por onde começar.

Onde: Canal 3
Canal 3 do CB em FM. Futuramente também no PMR canal 3.
Poderão ser convencionadas outras frequências de emergência, por exemplo pelos radioamadores.

Quanto tempo: Pelo menos 3 minutos
Ao início de cada três horas, ligue o rádio no canal 3. Mesmo que não precise de comunicar ligue o rádio e fique à escuta pelo menos por 3 minutos. Se tiver bastante energia fique à escuta por 10 ou 15 minutos pois alguém poderá chamar fora do horário. Se quiser testar as as suas comunicações ou simplesmente informar a rede de que está na escuta, faça-o com uma breve chamada, por exemplo “Plano 3-3-3 aqui Lima 44 escuto”. A resposta será por exemplo ” Lima 44 aqui Falcão Branco, sinal de 7 em Almada

Vantagens do plano 3-3-3
1. Fácil de recordar – a regras dos três.
2. Poupa energia, para walkie-talkies e rádios alimentados a bateria.
3. Reúne todos na mesma frequência e à mesma hora aumentando o sucesso da comunicação.
4. Estabelece um horário com oito comunicações por dia.
5. Evita horários e planos complexos de comunicação que não são práticos em caso de emergência.
6. Permite comunicações efetivas e rápidas.
7. Três horas entre comunicações permite descansar em caso de emergência.
8. Uma pessoa pode andar 10 Km em 3 horas, o que corresponde ao raio de alcance das comunicações.
9. O plano 3-3-3 é compatível com o plano alternativo 3-2-1.

Pode ouvir aqui a última chamada do plano 3-3-3.

Sincronização horária
Sincronize o seu relógio com o de outros rádio operadores sempre que possível. Se não tem a certeza de ter horas certas, entre no canal mais cedo ou deixe-o ligado até ouvir as horas certas por outro operador ou pelo boletim informativo. Caso não tenha um relógio procure sintonizar uma emissora de rádio e espere pelo sinal horário.