Movimento Zeitgeist

From Futuragora Wiki
Jump to navigationJump to search

O Movimento Zeitgeist é um movimento social global que promove a união da espécie humana. Visto que todos os indivíduos moram em um só planeta e que seus recursos são fundamentalmente finitos, fazer a melhor gestão, tecnicamente possível, é uma necessidade primordial para sustentar a vida. Para tal, a declaração de herança comum a toda a humanidade, de todos os tipos de recursos tangíveis, é urgente.

Todo organismo vivo, para sobreviver necessita de recursos. Recursos é um conceito amplo, abrangendo desde o oxigénio, à terras aráveis, florestas, materiais de higiene, iluminação e até mesmo àquilo intangível, como educação e amizade. Para os recursos de ordem tangível, o movimento social propõe que a tecnologia de ponta assuma a máxima produção automática possível, em ordem a criar um mundo de abundância para todos. O que elimina a necessidade de uma economia de troca (a monetária), pois esta reconhece apenas o valor naquilo que é escasso (como visto, por exemplo, na lei de oferta e procura).

Nisto, a superação do modelo económico monetário é substituído pela Economia baseada em Recursos. Modelo do qual a aplicação do método científico em problemas sociais aproxima a humanidade dos processos de abundância, eficiência e sustentabilidade da natureza. Visto que as leis naturais regem a forma mais saudável da vida prosperar, não há outro modo mais produtivo do que fundir os assuntos da humanidade com seus processos.

O principal argumento desta possibilidade é o acúmulo energético em potencial, desde meados do século XX, que tornou o poder económico num status de superprodutividade. Porém, dentro do modelo monetário, como o consumo precisa ser incessante, o superdesperdício torna-se um dos principais sintomas.

Artigos e Estudos

O que é o Movimento Zeitgeist

O que é o Movimento Zeitgeist, quais são os objectivos e qual a opinião sobre Portugal e o mundo neste momento