Sistema Hidropónico Vertical

From Futuragora Wiki
Jump to navigationJump to search

Descrição

História da Hidroponia, remonta às civilizações antigas, desde a Egípcia e Chinesa, passa pela civilização Azteca na América Central, e chega aos nossos dias, quando se conclui que sua aplicação é a única forma de produzirmos alimentos frescos para os futuros astronautas, em viagens espaciais, e na sua estadia em estações no espaço.

A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva equilibrada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.

Na hidroponia a única fonte de nutrientes para as plantas é a solução nutritiva eventualmente num componente inerte como argila expandida, areia, areão.

A Futuragora montou um sistema de hidroponia vertical usando para tal garrafas de plástico de 1,5L. Montadas num antigo expositor reciclado com capacidade para 8 garrafas na horizontal por 4 de altura totaliza 32 espaços hidropónicos. As garrafas estão abertas de forma a deixar uma abertura para a planta sair de lado, um buraco de em cima para a agua entrar e dois buracos para pendurar a garrafa. As tampas da garrafa estão cortadas em forma de V de forma a deixar pingar. Por de baixo de todas as garrafas encontra-se um balde que tem uma saída por um tubo para um divisor que se junta ao que vem da bomba de ar. Esse divisor pressionado pela pressão da água força gotas a subirem por um tubo que alimenta 4 das garrafas da fila superior. A bomba de ar tem duas saídas permitindo alimentar 4 de cada vez. A água vai pingando pelas 4 filas de altura sempre por dentro das garrafas até chegar de novo ao recipiente, neste caso um balde.

Link para o Projecto: http://rbe-pod.net/resources/viewProject.php?id=20156ac2c4677195f6d38b4eacbf461d

Galeria de Fotos do Sistema Hidropónico na FA: