Transição

From Futuragora Wiki
The printable version is no longer supported and may have rendering errors. Please update your browser bookmarks and please use the default browser print function instead.

Fase 1: Consciencialização

Be the change!




Sê a mudança que queres ver no mundo.

O primeiro momento no caminho para um sistema social que considere a renovação dos recursos e a sua distribuição igualitária passa pela consciencialização individual do estado do planeta, do rumo que seguimos como seres únicos. Está a surgir uma nova forma de ver o planeta que o vê como um organismo único. Essa revolução interior é despertada quando se recebe conhecimento, informação sobre o verdadeiro status quo que dita as regras da sociedade em que vivemos por oposição ao potencial construtivo do ser humano.

Fase 2: Organização

Be the change!



Melhor que um bom projecto, um bom plano para o concretizar

Consciente de uma direcção rumo à sustentabilidade, igualdade e prosperidade os indivíduos começam a organizar os seus recursos, a alargar os seus conhecimentos e a criar pequenos nichos de sustentabilidade, realização espiritual e abundância. São necessários planos objectivos e concretos afim de se montar estruturas organizadas de recursos humanos, tecnológicos e naturais. Esses recursos têm de ser catalogados e estudados sobre a sua renovação e potencial. Além da renovação dos recursos é necessário organizar os mesmos da forma mais eficiente e produtiva possível, considerando o seu impacto ambiental, social e distribuição igualitária.

Fase 3: Experimentação

Be the change!



Na natureza nada se ganha ou perde, tudo se transforma.

Com a tecnologia, conhecimento e organização começam a surgir grupos, acções mais eficientes e objectivas na procura de uma nova organização social. Com um mapa de recursos iniciam-se os testes científicos sobre a matéria, implantando os mesmos primeiramente em pequenos locais, famílias, comunidade e no final nas novas centrais urbanas ecologicamente limpas e sustentáveis.

Na maioria das disciplinas científicas o Método Cientifico consiste em juntar evidências empíricas verificáveis - baseadas na observação sistemática e controlada, geralmente resultantes de experiências ou pesquisa de campo - e analisá-las com o uso da lógica.

Fase 4: Massificação

Be the change!


Pensar global, agir local.

A globalização dos conceitos de sustentabilidade, renovação dos recursos e igualdade social só poderão ser consideradas efectivas quando essa gestão seja feita a nível mundial. As decisões num canto do planeta têm repercussões por todos os cantos deste ponto azul. Por esse facto, terão de ser adoptadas a nível global as soluções e benefícios tecnológicos em favor de toda a humanidade. Neste conceito de Economia Baseada nos Recursos, a harmonia dos ecossistemas, das culturas, do clima ou outras conseguirão gerar a convivência social que permitiram a exploração e distribuição adequada dos recursos naturais, das tecnologias e soluções sustentáveis a toda a gente. E é isto que distingue a nossa proposta, da actual vontade governativa global actual que é caracterizada pelo especismo e em favor de apenas alguns.