Uma economia baseada em recursos: um estudo da vida real de culturas isoladas

From Futuragora Wiki
Jump to navigationJump to search

Um documentário da BBC sobre o Pacífico Sul mostrou diferentes ilhas isoladas neste oceano e como os seu povos conseguiram sobreviver com pouco ou nenhum contato com o mundo moderno. A fascinante Ilha de Páscoa com as suas famosas estátuas de pedra designadas 'Moai' foi um dos cenários apresentados.


File:Pascoa.jpg


A Ilha de Páscoa florescia, nas suas fases iniciais do estabelecimento humano, com largas florestas e colónias de aves de grande porte. Mas, através da desflorestação e da caça excessiva de pássaros, a maior parte da floresta exuberante e todas as aves terrestres foram extintas. A desflorestação foi forçada principalmente pela concorrência entre as tribos nativas sobre qual criaria a estátua imponente de pedra, uma vez que as árvores eram necessárias para transportar as estátuas sobre a ilha. Esta ignorância do conceito de conservação dos recursos existentes teve um impacto extremo na sobrevivência dos habitantes nativos e das gerações vindouras.

O documentário seguiu com a estudo de uma outra ilha isolada no Pacífico Sul chamada Anuta. A Ilha de Anuta tem quase as mesmas condições que a Ilha de Páscoa, sendo isolada e vulnerável com os seus recursos limitados. A diferença entre Anuta e a Ilha de Páscoa é principalmente a atitude cultural. Enquanto as culturas mais antigas da Ilha de Páscoa tiveram uma atitude competitiva entre si e pouco respeito pelos recursos existentes, a população de Anuta tem a oposta. A preocupação com os outros é a espinha dorsal do povo de Anuta. Eles têm uma filosofia chamada 'Aropa', que é um conceito para dar e partilhar com os outros e uma orientação para saber como nos tratarmos uns aos outros. Um exemplo desta filosofia é que cada família na ilha recebe uma unidade de terra para cultivar alimentos para si e para aqueles à sua volta. Eles estão bem conscientes dos recursos escassos e da importância de cuidar do outro. Eles sabem o que eles têm de fazer para sobreviver e prosperar.

É bastante óbvio que a atitude cultural de Anuta é a mais sustentável. Os fatos e exemplos da vida real estão lá. Concorrência e crescimento infinito dentro de um sistema finito foram, são e nunca serão sustentáveis. Se pudéssemos aprender com as experiências sobre estas ilhas isoladas, poderíamos mudar a destruição inevitável da nossa ecologia, que tem sido criada por nós através do sistema monetário atual.

<ref> Artigo em: http://blog.thezeitgeistmovement.com/blog/mikael-wafin/resource-based-economy-real-life-study-isolated-cultures</ref>


Notas

<references />

Categoria:Artigo

en:A resource-based economy: A real life study of isolated cultures