Wirelesspt

From Futuragora Wiki
Jump to navigationJump to search

From Gdocs: https://docs.google.com/document/d/1Q2WVWi1aZoYoRbuS3Nm8WoMNGGxcQ1KZ_WQ4XOFM1qM/

Documento de trabalho entre WPT e FA

O presente documento serve como ponto de contacto entre a Futuragora e o Wirelesspt.net

Site FA: http://www.futuragora.pt Site WPT: https://wirelesspt.net

A - Pontos de Acesso A Futuragora pretende instalar vários pontos de acesso utilizando a rede Wirelesspt.net onde irá fornecer internet livre em zonas urbanas. Pretende-se inicialmente disponibilizar e testar o serviço para no futuro poder manter e gerir a uma grande rede de wi-fi gratuita portuguesa.

Enquanto empresa social a Futuragora pretende ajudar os seus associados, e as outras pessoas a economizar energia, gerir e partilhar recursos. Nesse sentido a colocação de AP trazem os seguintes beneficios:

Redução do consumo de energia pela alimentação solar dos nossos AP, e diminição dos pontos de acesso; Redução de aparelhos ligados e portanto menos lixo electrónico; Internet gratuita para habitações, escritórios mas principalmente para associações sem fins lucrativos e comunidades emprendedoras socialmente.

Nota: Parte-se do princípio que todos os AP vão obedecer a contingências legais e que estarão colocados em locais muito privilegiados exclusivamente.

Documentação Wirelesspt.net sobre o desenvolvimento do projecto: https://Wirelesspt.net/wiki/Utilizador:Cmsv#Firmware

Exemplos de planeamento de pontos de acesso: https://Wirelesspt.net/wiki/Planeando_um_ponto_de_acesso

Gerindo a Wirelesspt.net https://Wirelesspt.net/wiki/Gerir_a_Wirelesspt

Vídeos práticos de como montar um ponto de de acesso e utilizar hardware/software: https://www.youtube.com/user/Wirelesspt Youtube

Documentação e suporte técnico: https://Wirelesspt.net/wiki wiki https://Wirelesspt.net/forum/ forum


AP Primeiro de testes: dev.futuragora.pt

Equipamento: TP-Link WDR3600.... 33,50€ mais IVA. OPENWRT: https://Wirelesspt.net/arquivos/firmware/mvwrt2015/prep/tp_link-wdr3600-v1_owrt.bin


Faz o upgrade de firmware via interface web do tp-link tal como se faz o upgrade com firmware do fabricante. O router fará auto reboot no final. (este é o mesmo processo que mvwrt)

Após trocar o firmware do router por este, vais ter de estabelecer ligação via TELNET a 192.168.1.1 (não precisas de senha ou user)

telnet 192.168.1.1

Após estabelecer a ligação vais inserir os seguintes comandos: Podes fazer copy & paste via linha de comandos. Não te enganes pois são cruciais.

uci set network.lan.ipaddr=10.254.182.195 uci set network.lan.netmask=255.255.0.0 uci set firewall.@rule[5]=rule uci set firewall.@rule[5].name=ssh uci set firewall.@rule[5].src=wan uci set firewall.@rule[5].target=ACCEPT uci set firewall.@rule[5].family=ipv4 uci set firewall.@rule[5].proto=tcp uci set firewall.@rule[5].dest_port=22 uci commit

De seguida muda a senha de acesso ao router digitando:

passwd Wirelesspt2015

No final de mudares a senha faz reboot digitando: reboot

Após reboot o serviço de telnet será substituído por ssh e o ip do router é outro. É um ip da mesh.

IP da Meshssh root@10.254.182.195

OPENVPN: http://wiki.openwrt.org/doc/howto/vpn.openvpn Comandos: [85.25.248.96]. uci commit openvpn; /etc/init.d/openvpn restart


Local: Rua Professor Mira Fernandes, Lote 40, 1900-379 Lisboa, Portugal A.1. Energia Solar Bateria 12Ah Painel solar 20W

A.2. Uma saída vai para o FA Sensor que fica dentro da Caixa junto com o router. Bateria 24V - 10 Ah FASensor Arduino: Temperature1 Temprature2 Humidity Pressure Questões operativas: Gateway: Dá para por o trafego a sair pelo servidor da futuragora? Problema: Não queremos o output com o ip do fornecedor de internet neste caso. Noutros pode não haver problema. O ideal era que o trafego entrasse na VPN FA fazendo com que todos os utilizadores de wi-fi nesse ponto pudessem também ter acesso as ferramentas da intranet.

Sim, é possível fazer como pretendes e é até uma forma que advogo que seja utilizada e por default. Em termos de ideal; "canalizar" o tráfego de um AP/gw WPT por uma VPN é ouro sobre azul. Em termos técnicos o AP/gw WPT fica ligado ao router gateway do ISP. Este router do ISP pode criar uma VPN para o IP usado pelo AP ou o próprio AP pode utilizar o software vpn tinc para criar a VPN directamente ao servidor que a fornece. Ambas as formas vão isolar o tráfego do AP do tráfego interno e ip do usado no router do ISP. No caso de ter o AP WPT a fazer a vpn o software a usar no Iteaduino deverá ser o TINC pois o router usa o tinc também. https://Wirelesspt.net/wiki/Tinc

O Iteaduino será colocado no datacenter e a partir daí todo o tráfego passa a sair por default por esse gateway. Já temos o nosso iteaduino pronto para ser colocado no datacenter. A função dele vai ser exclusivamente roteamento. Ele permite ter uma porta aberta que é encaminhada pela vpn até outro pc. Com isso ficamos com ip fixo externo para os dispositivos que estão em ips dinâmicos na nossa rede. Em teoria alguém ligado a um AP poderá servir algo usando esse ip externo.

Router Miguelr Caixa: 255 x 200 x 80 12 pontos de entrada de cabos em borracha

Questão: 12 pontos ? Normalmente fazemos apenas 2.

B - Parceria em Tecnologias


B.1. - Wi-Fi A Futuragora pretende lançar vários AP’s em parceria com a Wirelesspt.net. Inicialmente vai ser colocado um nas Olaias em Lisboa. Posteriormente se verificarmos que podemos ajudar as pessoas a ter internet facilmente e que de facto se liguem mais pessoas, iremos desenvolver protocolos com outras associações e grupos para colocação de AP’s nas suas sedes. Uma vez que a FA tem inúmeros projetos e contatos, o facto de lançar o produto kit Wirelesspt.net irá certamente ampliar a rede de wi-fi gratuito pelas suas ramificações nacionais. Estamos a falar de centenas de pessoas que colaboram ou estão ligadas à Futuragora e que poderão associar-se à rede Wirelesspt.net. A Wirelesspt.net deverá focar-se na gestão, configuração de novos AP’s enquanto a FA se dedicará à sua instalação e divulgação.

B.2. - VPN A Futuragora tem uma VPN onde estão ligados os seus sensores, arduínos, e raspberries para além dos computadores de alguns membros. Pretende-se no futuro interligar a rede VPN da FA com a rede VPN da Wirelesspt.net.

B.3. - IRC É certo que o irc é uma tecnologia antiga e que caiu em desuso no entanto a FA e o Wirelesspt.net pretendem inovar essa plataforma de comunicação e utilizá-la como a base de comunicação interna escrita em tempo real entre os membros e utilizadores da FA e Wirelesspt.net.

B.4. - Output IP Nacional A Futuragora vai instalar um raspberry num datacenter nacional atribuindo-lhe um IP fixo que terá como única função fazer routeamento de tráfego. Isso irá permitir ter portas abertas num ip nacional que depois são encaminhadas via vpn para o servidor específico. Esse IP será o ip de saída dos AP’s da FA.

B.5. - Backbones A Futuragora pretende investir em transmissores de dados de longo alcance fora das redes tradicionais. Pretende-se contactar as várias associações locais de antenas de rádios amadores e pmr e estabelecer protocolos para envio de internet entre as várias serras de Portugal. Sintra seria o primeiro local e deveria ter um alcance da Caparica ao Meco a sul.

C - Parceria: (Em desenvolvimento) A Wirelesspt.net (http://www.Wirelesspt.net) é uma rede wireless não comercial, livre e gratuita e não concorrente a isp's constituída pelos seus utilizadores e membros para os mesmos. A vasta documentação existente nesta wiki, fornece-lhe toda a informação necessária desde criar um ponto de acesso wireless amador e simples até uma solução profissional e ligar-se à mesh.Wirelesspt.net nacional. Aqui terá a possibilidade de optar por faça você mesmo ou contactar-nos para qualquer solução que necessite ou esclarecimentos.

A futuragora.pt (http://www.futuragora.pt) desenvolve projectos na área da sustentabilidade, automação, electrónica promovendo um planeta abundante de recursos naturais e equilíbrio entre a Natureza e o ser Humano. Criou a bicicleta geradora, construiu impressoras 3d, montou projectos de automação de sistemas hidropónicos, agrícolas sustentáveis por meio de energias renováveis. Esta associação promove a ciência e a tecnologia como forma de alcançar uma maior consciência global sobre os problemas que nos cercam.

A FUTURAGORA - Associação para a Economia Baseada nos Recursos, compromete-se a promover e divulgar a Wirelesspt nos seus canais de comunicação com vista a criação de novos pontos de "mesh" e de forma a adquirir maior visibilidade social. Serão criados dois pontos Wirelesspt.net pela FUTURAGORA de forma a promover e colaborar directamente no projecto.

O WIRELESSPT compromete-se a divulgar e promover a Associação FUTURAGORA, os seus projectos e princípios nos seus canais de comunicação com vista à colaboração e visibilidade social em Portugal. Será criado um link entre as redes de irc e vpn da Futuragora e do Wirelesspt.

Texto wiki WPT sobre a FA:

Fundado por Rolando Cardoso a Futuragora é uma associação sem fins lucrativos sediada em Portugal com a qual o projecto Wirelesspt.net iniciou uma parceria em Agosto de 2014 para a implementação de vários pontos de acesso Wi-Fi.

A Futuragora - Associação para a Economia Baseada nos Recursos, compromete-se a promover e divulgar a Wirelesspt.net nos seus canais de comunicação com vista a criação de novos pontos de mesh e de forma a adquirir maior visibilidade social. Serão criados alguns pontos de acesso Wirelesspt.net em Portugal pela Futuragora de forma a promover e colaborar directamente no projecto.

O projecto Wirelesspt.net compromete-se a divulgar e promover a associação Futuragora, os seus projectos e princípios nos seus canais de comunicação com vista à colaboração e visibilidade social em Portugal e serão criados links entre ambos os projectos com vários serviços existentes de ambos os lados.

Em Portugal a Futuragora é uma organização, não-governamental, sem fins lucrativos com fins filantrópicos e que promove o projecto Vénus e uma economia baseada em recursos.

As suas actividades englobam projectos efetivos relacionados com energias renováveis, hidropónia, automação e tudo o que possa ajudar numa transição para um novo sistema social de economia baseada nos recursos.

Em termos de actividade direta relacionada com o Projecto Vénus a Futuragora mantém uma base de dados com contatos locais de pessoas que apoiam o Projecto Vénus, diversos contatos de pessoas a quem querem dar a conhecer o TVP, e fazem alguns projetos diretamente relacionados com o TVP.


O Projecto Vénus é uma organização que promove as visões de futuro de Jacque Fresco através de um website e pela distribuição de videos e literatura http://pt.thevenusproject.com/. Tem como objectivo melhorar a sociedade, construindo cidades sustentáveis e um novo modelo social, usando energia de forma eficiente, gerindo os recursos naturais do planeta terra, usando automação avançada, ciência, tecnologia e novos valores sociais focando nos benefícios que tudo isto trará à sociedade. A organização foi fundada por Jacque Fresco e por Roxanne Meadows em 1995, embora o projecto já exista desde os anos setenta.

Desde a fundação da Futuragora - Associação para a Economia baseada em Recursos que o Projecto Vénus está oficialmente representado em Portugal. Durante os passados anos foram desenvolvidos projectos conjuntos entre a Associação e o Projeto que são geridos por intermédio do TVP Activism.

A Futuragora desenvolve projectos na área da sustentabilidade, automação, electrónica promovendo um planeta abundante de recursos naturais e equilíbrio entre a natureza e o ser humano. Criou a bicicleta geradora, construiu impressoras 3d, montou projectos de automação de sistemas hidropónicos, agrícolas sustentáveis por meios de energias renováveis. Esta associação promove a ciência e tecnologia como forma de alcançarmos uma maior consciência global sobre os problemas que nos cercam.

Protocolos A organização local que apoia e promove o Projecto Vénus, mantém e auxilia uma base de dados com recursos humanos, materiais e locais. Reporta as suas actividades directamente a Jacque Fresco e Roxanne Meadows.

Garante que as actividades directamente relacionadas com o TVP estão de acordo com os princípios do projeto e recebe as instruções que o TVP lhe queira transmitir. Mantém um pequeno blog com conteúdo do TVP em Português. Disponibiliza ao TVP as suas bases de dados a pedido.


Artigo Futuragora sobre a Wirelesspt

A Wirelesspt.net é a maior rede wireless não comercial, livre e gratuita em Portugal. Tem como objectivo o envolvimento das comunidades locais onde o mesmo se implementa, para a partilha de recursos tecnológicos e informativos da comunidade, em comunidade e para a comunidade a fim de criar e fomentar o acesso wireless às novas tecnologias de educação, comunicação, informação e internet utilizando métodos de acesso específico desenvolvidos pelo projecto Wirelesspt onde a criação inovadora de cada novo ponto de acesso feito pelos participantes e voluntários da rede; estende e expande a cobertura wireless a outro local servindo-o e fornecendo-o assim com acesso às novas tecnologias de forma livre, voluntária, independente e não comercial em locais e para pessoas desfavorecidas que carecem de infra-estrutura de telecomunicações funcional, existente ou possível utilizando não só pontos de acesso como também backbones que permitam transmitir largura de banda de longa distância à semelhança dos rádios amadores.

A rede pretende espalhar pontos de acesso pelo país a fim de disponibilizar e partilhar internet gratuitamente e para tal foi criado o kit Wirelesspt.net.

O kit Wirelesspt.net foi criado e planeado por cmsv para dar resposta às necessidades e implementação na expansão de pontos de acesso wireless pelas comunidades. Este kit é construído rigorosamente de forma meticulosa e estanque obedecendo a altos controlos de qualidade a fim de proteger o equipamento contra as adversidades climatéricas e assegurar a sua durabilidade.

Todos os interessados na aquisição de um kit Wirelesspt são encorajados e convidados a minimizar o preço do mesmo fornecendo qualquer tipo de material necessário que possuam que seja cabos, fichas, caixas, antenas, routers ou até a criar o seu próprio kit desde que haja compatibilidade com o sistema utilizado para o funcionamento pretendido na rede.

O acesso á Wirelesspt.net e ou internet em alguns locais poderá por vezes ser condicionado, controlado, regulado, fechado ou privado a não membros da rede, consoante o requisito dos participantes que fornecem o acesso à rede através de pontos de acesso wireless e em conformidade com o acordo Wirelesspt, recursos disponíveis como a largura de banda, a lei portuguesa em vigor e políticas contratuais dos ISP's.

Embora o grupo de administração ambicione manter o acesso à rede wireless sem limites; por vezes tal não é possível e medidas de controlo tem de ser implementadas a fim de garantir a eficácia e estabilidade para os participantes da rede que nela investem tempo, dinheiro e recursos a fim de lhes tentar garantir o melhor funcionamento possível no momento.

O acesso à rede wireless obedece não só ao acordo de utilização e acesso internet mas como também a um sistema hierárquico de importância dos participantes consoante a sua relevância na rede.

Página sobre a parceria WPT/FA no site da Futuragora A Wirelesspt.net é uma rede wireless não comercial, livre e gratuita e não concorrente a ISP's constituída pelos seus utilizadores e membros para os mesmos.

Link parcerias: http://www.futuragora.pt/associacao/parcerias/ https://Wirelesspt.net/wiki/Parcerias_Wirelesspt Pad de Trabalho: http://10.7.0.6:9011/p/mesh

http://Wirelesspt.net/arquivos/logotipo/ Aqui vai um firmware de conversão para opensource compatível com mvwrt2015. Desde que a versão do tplink seja entre 1.1 e 1.5


Tecnica:

ssh root@10.254.182.195


A wirelesspt.net (http://wirelesspt.net) é uma rede wireless não comercial, livre e gratuita e não concorrente a isps constituída pelos seus utilizadores e membros para os mesmos. A vasta documentação existente nesta wiki, fornece-lhe toda a informação necessária desde criar um ponto de acesso wireless amador e simples até a uma solução profissional e ligar-se à redemesh.wirelesspt.net nacional. Aqui terá a possibilidade de optar por faça você mesmo ou contactar-nos para qualquer solução que necessite.

A futuragora.pt (http://futuragora.pt) desenvolve projectos na área da sustentabilidade, automação, electrónica promovendo um planeta abundante de recursos naturais e equilíbrio entre a Natureza e o ser Humano. Criou a bicicleta geradora, contruiu impressoras 3d, montou projectos de automação de sistemas hidropónicos, agricolas sustentáveis por meios de energias renováveis. Esta associação promove a ciências e tecnologia como forma de alcanção uma maior consciencia global sobre os problemas que nos cercam.

Parceria:

A FUTURAGORA - Associação para a Economia Baseada nos Recursos, compromete-se a promover e divulgar a WIRELESSPT nos seus canais de comunicação com vista a criação de novos pontos de "mesh" e de forma a adquirir maior visibilidade social. Serão criados dois pontos wirelesspt pela FUTURAGORA de forma a promover e colaborar directamente no projecto.

O WIRELESSPT compromete-se a divulgar e promover a Associação FUTURAGORA, os seus projectos e princípios nos seus canais de comunicação com vista à colaboração e visibilidade social em Portugal. Será criado um link entre as redes de irc e vpn da Futuragora e do Wirelesspt.


Aqui ficam os nossos logotipos que podes usar para artigos/docs sobre a parceria. http://wirelesspt.net/arquivos/logotipo/


Publicar no site da FA a noticia da wirelesspt no link abaixo, usar a imagem do post do forum. https://titanpad.com/MIx2NeFjME