Observatório de manchas solares: invasão inexplicada do FBI

Invasão inexplicada do FBI gera teorias da conspiração.

Espera-se que esteja a vigiar as explosões solares, mas o FBI entrou em um helicóptero e invadiu o observatório solar do Novo México.

Parece a cena de abertura de um filme sobre teoria da conspiração. Mas desta vez é real. Agentes federais dos EUA invadiram um observatório no topo de uma montanha a partir de um helicóptero Blackhawk, ordenando que a equipe saísse e isolasse a instalação do público.

Astrônomos perplexos e moradores próximos ficaram imaginando o que está acontecendo desde então.

Os operadores do Observatório Solar Nacional não receberam nenhuma palavra sobre o motivo pelo qual ele foi apreendido ou quando será devolvido às suas mãos novamente.

“Decidimos desocupar a instalação neste momento como medida de precaução”, disse Shari Lifson, porta-voz do observatório, ao jornal local Alomogordo Daily News. “A Associação de Universidades de Pesquisa em Astronomia que gerencia a instalação está lidando com uma questão de segurança no momento.”

Residências próximas e instalações – incluindo os correios locais – também foram evacuadas.

O FBI pediu à polícia local para ajudar na evacuação.

“Havia um helicóptero Blackhawk, um monte de gente em volta de antenas e equipes de trabalho em torres, mas ninguém nos dizia nada”, disse o xerife Benny House, do condado de Otero.

“Subimos lá e tudo foi bom. Não houve ameaça. Ninguém identificaria qualquer ameaça específica. Nós saímos por um tempo e depois saímos. Não há razão para estarmos lá. Ninguém nos diria o que devemos estar cuidando.

 

SHERIFF FORA DO CICLO

O observatório é tecnicamente no Sacramento Peak, situado acima da pequena cidade chamada Sunspot.

Sheriff House disse à imprensa que a agência está em contato, mas se recusa a compartilhar detalhes.

“O FBI está se recusando a nos dizer o que está acontecendo”, disse House. “Temos pessoas lá em cima que nos pediram para esperar enquanto elas foram evacuadas. Ninguém realmente elaboraria em nenhuma das circunstâncias por que. ”

Disse que só tinha rumores para trabalhar nesta fase, incluindo um que havia uma ameaça contra a instalação e a equipe, ou um vazamento de substâncias perigosas.

“Se esse é o caso, por que eles não nos ligaram e nos deixaram lidar com isso?”, Ele disse. “Eu não sei por que o FBI se envolveu tão rápido e não nos disse nada.”

Já faz mais de uma semana desde que a instalação foi apreendida.

Nenhuma explicação ainda está por vir.

O jornal local, o Albuquerque Journal, entrou em contato com o FBI. Recusa-se a confirmar ou negar que ainda esteja no Sunspot.

Fonte: news