Estamos mais perto dos ETs

Se o desígnio da humanidade for um dia colonizar as estrelas, nas grandes navegações do futuro Alfa Centauri será um destino preferencial. Caso exista uma segunda Terra a povoar, é lá que ela deve se esconder. O sistema Alfa Centauri é composto de três estrelas. Alfa Centauri A e B têm dimensões próximas do Sol e orbitam uma em torno da outra. A terceira estrela, Proxima Centauri, é muito menor e gira em torno das outras duas. As três estrelas ficam a 4,3 anos-luz de distância (ou 41 trilhões de quilômetros). É uma distância inatingível com a tecnologia atual. Ainda assim, o sistema Alfa Centauri é o vizinho mais próximo de nosso Sistema Solar.

Essa vizinhança aumenta a importância do anúncio feito na semana passada por astrônomos europeus na revista britânica Nature. Os cientistas usaram o Observatório Europeu Sulino, no Chile, para detectar um planeta rochoso do tamanho da Terra em órbita de Alfa Centauri B. Apesar do nome nada criativo, o planeta Alfa Centauri Bb é a descoberta mais aguardada desde que os primeiros planetas de outros sóis (os extrassolares) começaram a ser detectados em 1992. Já são conhecidos 842 planetas. Outros 2.300 aguardam confirmação.

 

O achado de Alfa Centauri Bb é o ápice de uma série recente de descobertas que aumentaram as chances de encontrarmos vida extraterrestre. Além de planetas como a Terra ser mais comuns por aí do que se imaginava, pesquisas em microbiologia vêm mostrando que as bactérias, as formas primitivas e onipresentes de vida, conseguem proliferar em condições mais adversas do que se previa. E mais: novas evidências sugerem que, havendo chance, a vida se instala e evolui mais rápido do que se supunha. Tudo isso significa que as possibilidades de esbarrarmos em mundos habitados lá fora se multiplicaram. Só não espere ETs muito evoluídos ainda.

 

Fontes:

(Ilustração: ESO/L. Calçada e gráfico Gerson Mora)

http://revistaepoca.globo.com/Ciencia-e-tecnologia/noticia/2012/10/estamos-mais-perto-dos-ets.html