A china atinge record na enegia solar

A China, o maior emissor de carbono do mundo, está preparada para instalar uma quantidade recorde de capacidade de energia solar este ano, levando os pesquisadores a aumentar as previsões em até 80%.

Cerca de 54 gigawatts serão lançados este ano, anunciou a Bloomberg New Energy Finance nesta segunda-feira, aumentando a previsão de mais de 30 gigawatts feitos em julho. Essa quantidade de capacidade adicional provavelmente superaria toda a energia solar gerada no Japão em 2017.

“A quantidade de plantas solares no telhado e projetos destinados a aliviar a pobreza foram mais do que o esperado e os desenvolvedores apressaram-se a construir projetos solares instalados no solo antes de serem alocados”, disse Yvonne Liu, analista da BNEF em Pequim.

O crescimento do mercado beneficiou os principais produtores de painéis, incluindo a JinkoSolar Holding Co. e a Trina Solar Ltd. A China instalou 43 gigawatts de energia solar nos primeiros nove meses de 2017, já acima dos 34,5 gigawatts em todo o ano passado.

A China tem sido o maior mercado solar do mundo desde 2013. Superou a Alemanha como o país com a capacidade de energia fotovoltaica mais instalada há dois anos.

Para ver o relatório Bloomberg New Energy Finance, clique aqui

A CCB International Securities Ltd. elevou sua previsão para a capacidade de energia solar da China para 55 gigawatts de 40 gigawatts para 2018, de acordo com uma nota de 17 de novembro.

Metade de todas as adições à capacidade de geração de eletricidade da China desde 2013 foram renováveis ​​ou nucleares, de acordo com a Agência Internacional de Energia. Em 2040, a IEA vê renováveis ​​representando 40% da geração total de energia. O carvão, que contribui com cerca de 67% da geração, cairá para 40% ao longo desse período.

Fonte: Bloomberg