Os cogumelos estão cheios de antioxidantes que podem ter potencial antienvelhecimento

Os cogumelos podem conter quantidades invulgarmente elevadas de dois antioxidantes que alguns cientistas sugerem que poderiam ajudar a combater o envelhecimento e fortalecer a saúde, de acordo com uma equipe de pesquisadores.

Os cogumelos podem conter quantidades invulgarmente altas de dois antioxidantes que alguns cientistas sugerem que poderiam ajudar a combater o envelhecimento e reforçar a saúde, de acordo com uma equipe de pesquisadores da Penn State.

Em um estudo, os pesquisadores descobriram que os cogumelos possuem grandes quantidades de ergotionina e glutationa, ambos importantes antioxidantes, disse Robert Beelman, professor emérito de ciência alimentar e diretor do Penn State Center para Plant and Mushroom Products for Health. Ele acrescentou que os pesquisadores também descobriram que os montantes dos dois compostos variaram muito entre as espécies de cogumelos.

“O que descobrimos é que, sem dúvida, os cogumelos são a maior fonte dietética destes dois antioxidantes tomados em conjunto, e que alguns tipos são realmente embalados com ambos”, disse Beelman.

Beelman disse que, quando o corpo usa alimentos para produzir energia, também causa estresse oxidativo porque alguns radicais livres são produzidos. Os radicais livres são átomos de oxigênio com elétrons não pareados que causam danos a células, proteínas e até mesmo DNA, pois esses átomos altamente reativos viajam através do corpo buscando emparelhar-se com outros elétrons.

Reabastecer antioxidantes no corpo, então, pode ajudar a proteger contra esse estresse oxidativo.

 

Fonte: sciencedaily