Nova máquina de lavar roupa: pulverização economiza água e energia

Spray: Sistema de pulverização de água inovadora para máquinas de lavar com carregamento frontal.

Usar a tecnologia de pulverização para molhar os tecidos nas máquinas de lavar cria uma reação em cadeia: menos água, o que significa menos energia necessária para aquecer a água e novos detergentes que interagem em temperaturas mais baixas, resultando em consideráveis ​​economias de energia.

Fabricantes de máquinas de lavar roupa têm feito grandes esforços para economizar energia e ainda estão inventando novas maneiras de usar menos água e menos calor. “Somos parte de uma tendência da indústria de reduzir o consumo de água e energia”, diz Gianpiero Santacatterina, que trabalha para a empresa italiana Whirlpool R & D, uma subsidiária da Whirlpool Group, “mas achamos que temos algo novo”.

Santacatterina é coordenadora do projeto apoiado pela UE Spray, uma parceria entre quatro empresas. Como o próprio nome indica, seu sistema usa um spray para molhar as roupas sujas, aumentando a impregnação e reduzindo a quantidade de água necessária em 25 a 30%. Com a ingestão inicial de água bastante reduzida, a máquina precisa de menos energia para aquecê-lo. “A consequência de usar menos água no ciclo de lavagem”, diz Santacatterina, “é que também usa 10 a 25% menos energia”.