O que é o Projecto Vénus?

É inútil criticar a cultura sem providenciar alternativas. O Projecto Vénus propõe planos para uma mudança social que funciona num contexto civilizacional pacífico e sustentável. Ele projecta um design social alternativo, onde os direitos humanos não são apenas proclamações em papel, mas sim um estilo de vida. Actualizar o fracassado modelo social com os conhecimentos tecnológicos actuais, utilizando o método científico na abordagem social, surge não só como um imperativo mas também como a medida empiricamente mais assertiva a tomar. O Projecto Vénus reclama um redesenho científico da nossa cultura, onde a guerra, a pobreza, a fome, a dívida e o sofrimento humano desnecessário são vistos não como evitáveis, mas como inaceitáveis. Qualquer outra tentativa resultará numa desastrosa continuação dos problemas herdados pelo mundo de hoje.

Uma economia baseada em recursos é focada em recursos invés de dinheiro e provê uma eficiente distribuição igualitária para todos os habitantes terrestres. É um sistema onde os bens e os serviços estão disponíveis sem o uso do dinheiro, crédito, dívida ou servidão.

 

O primeiro objectivo é eliminar a escassez. Uma economia baseada em recursos supera a escassez usando fontes renováveis de energia, produção informatizada, automatizada e inventários. Ela desenhará cidades energeticamente eficientes e seguras com avançados sistemas de transporte e providenciará um sistema de saúde universal e educação holístico. O ponto desse novo design social é encorajar e incentivar um sistema baseado nas preocupações humanas e ambientais, evitando objectivos superficiais e egoístas de riqueza, posse e poder individual. Esses novos incentivos ajudariam as pessoas a desenvolverem-se total e criativamente, tanto material como espiritualmente.

 

 

 

 

 

 

Em Portugal o Projecto Vénus é promovido e divulgado pela Futuragora.pt – Associação para a Economia Baseada nos Recursos.

 

Fonte: www.thevenusproject.com