Transição

From Futuragora Wiki
Jump to: navigation, search

Fase 1: Consciencialização

Be the change!




Sê a mudança que queres ver no mundo.

O primeiro momento no caminho para um sistema social que considere a renovação dos recursos e a sua distribuição igualitária passa pela consciencialização individual do estado do planeta, do rumo que seguimos como seres únicos. Está a surgir uma nova forma de ver o planeta que o vê como um organismo único. Essa revolução interior é despertada quando se recebe conhecimento, informação sobre o verdadeiro status quo que dita as regras da sociedade em que vivemos por oposição ao potencial construtivo do ser humano.

Fase 2: Organização

Be the change!




Melhor que um bom projecto, um bom plano para o concretizar


Consciente de uma direcção rumo à sustentabilidade, igualdade e prosperidade os indivíduos começam a organizar os seus recursos, a alargar os seus conhecimentos e a criar pequenos nichos de sustentabilidade, realização espiritual e abundância. São necessários planos objectivos e concretos afim de se montar estruturas organizadas de recursos humanos, tecnológicos e naturais. Esses recursos têm de ser catalogados e estudados sobre a sua renovação e potencial. Além da renovação dos recursos é necessário organizar os mesmos da forma mais eficiente e produtiva possível, considerando o seu impacto ambiental, social e distribuição igualitária.

Fase 3: Experimentação

Be the change!




Na natureza nada se ganha ou perde, tudo se transforma.


Com a tecnologia, conhecimento e organização começam a surgir grupos, acções mais eficientes e objectivas na procura de uma nova organização social. Com um mapa de recursos iniciam-se os testes científicos sobre a matéria, implantando os mesmos primeiramente em pequenos locais, famílias, comunidade e no final nas novas centrais urbanas ecologicamente limpas e sustentáveis.

Na maioria das disciplinas científicas o Metodo Cientifico consiste em juntar evidências empíricas verificáveis - baseadas na observação sistemática e controlada, geralmente resultantes de experiências ou pesquisa de campo - e analisá-las com o uso da lógica.

Fase 4: Massificação

Be the change!





Pensar global, agir local.


A globalização dos conceitos de sustentabilidade, renovação dos recursos e igualdade social só poderão ser consideradas efectivas quando essa gestão seja feita a nível mundial. As decisões num canto do planeta têm repercussões por todos os cantos deste ponto azul. Por esse facto, terão de ser adoptadas a nível global as soluções e benefícios tecnológicos em favor de toda a humanidade. Neste conceito de Economia Baseada nos Recursos, a harmonia dos ecossistemas, das culturas, do clima ou outras conseguirão gerar a convivência social que permitiram a exploração e distribuição adequada dos recursos naturais, das tecnologias e soluções sustentáveis a toda a gente. E é isto que distingue a nossa proposta, da actual vontade governativa global actual que é caracterizada pelo especismo e em favor de apenas alguns.