Tecnologia

From Futuragora Wiki
Jump to: navigation, search

Alimentação

A alimentação é o processo pelo qual os organismos obtêm e assimilam alimentos ou nutrientes para as suas funções vitais, incluindo o crescimento, movimento e reprodução.

Agricultura é o conjunto de técnicas utilizadas para cultivar plantas com o objetivo de obter alimentos, fibras, energia, matéria-prima para roupas, construções, medicamentos, ferramentas, ou apenas para contemplação estética.

Hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva balanceada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta. A susbtituição da solução por um ecossistema aquático chama-se: Aquacultura

Permacultura - http://www.uniplantae.org/index.php?title=Permacultura

Sistema Hidropónico Vertical - Utilizando garrafas como reciclagem.

Roda dos Alimentos:

Cereais e derivados, tubérculos 4 a 11 porções 28%
Hortícolas 3 a 5 porções 23%
Fruta 3 a 5 porções 20%
Lacticínios 2 a 3 porções 18%
Carnes, pescado e ovos 1,5 a 4,5 porções 5%
Leguminosas 1 a 2 porções 4%
Gorduras e óleos 1 a 3 porções 2%

Embora não possuindo um grupo próprio, a água assume a posição central na nova roda dos alimentos. Por ser um bem tão essencial à vida, recomenda-se o seu consumo diário na ordem dos 1,5 a 3 litros.

http://gardenbot.org/about/ - Automação de estufa usando o arduino

Energia

Energia Renovável

Energia Renovável é a energia que vem de recursos naturais como sol, vento, chuva, marés e energia geotérmica, que são recursos renováveis (naturalmente reabastecidos).

Energia Solar é aquela proveniente do Sol (energia térmica e luminosa). Esta energia é captada por painéis solares, formados por células fotovoltáicas, e transformada em energia elétrica ou mecânica. A energia solar também é utilizada, principalmente em residências, para o aquecimento da água. A energia solar é considerada uma fonte de energia limpa e renovável, pois não polui o meio ambiente e não acaba.

Energia Eólica representa o aproveitamento da energia cinética contida no vento para produzir energia mecânica (a rotação das pás) que pode a seguir ser transformada em energia eléctrica por um gerador eléctrico. O vento é utilizado há milhares de anos para responder às necessidades energéticas da actividade humana, por exemplo para propulsar meios de transporte (barcos à vela), bombear água ou permitir o funcionamento de actividades industriais, como era o caso dos moinhos de vento ainda visíveis no cume de muitos montes portugueses.

Energia das Ondas e Marés

Energia Geotérmica

Células de Hidrogénio

Nova Energia

A nova energia é o potencial diferencial que pode ser extraida directamente da matriz espaço-temporal, ou vacuo, sendo ela a energia primária de todos os ciclos energéticos. Também é conhecida como a virtual energia do zero absoluto, pois é aquela que resta num espaço frio sem matéria e radiação em zero absoluto. A tecnologia associada será a tecnologia da nova energia, também conhecida como energia livre ou sobre-unitária. Estas tecnologias ainda não sairam da experimentação, pois ainda não são reconhecidas pelo estabelecimento académico. São igualmente olhadas com desconfiança pois abalam as leis fundamentais da termodinamica, o conceito do cosmos e as leis de Lavoisier. Todavia está disponivel a todos aqueles que aceitam o desafio do desconhecido. Esta tecnologia obrigará forçosamente à revisão de todas as permissas cientificas, mudando o paradigma cientifico actual como consequencia. A tipologia e caracteristica desta energia é muito particular e difere das restantes formas energéticas. É popularmente conhecida como a tecnologia que valida maquinas de "movimento perpetuo", sendo este o formato usado para desvirtuar a sua verdadeira natureza: uma tecnologia que preve um conjunto de novas realidades, incluindo a de universos paralelos reais, viagens no tempo, disrupção gravitica etc.

Gerador de Flynn

Gerador de Hatem - Link para o projecto: Aqui

Gerador de Thane Heins

Quantum Energy Generator http://xi4.com/quantum-energy-generator/

Transportes

Mobilidade Sustentável é uma política e uma forma de mobilidade, predominantemente em meios urbanos e para transporte de indivíduos como o transporte público, onde se dá uma ênfase à ocupação do espaço público pelo meio de transporte, à emissão de gases poluentes e com efeito de estufa, assim como ruído emitidos na locomoção do veículo; bem como à eficiência energética na área dos transportes. Dentro da mobilidade sustentável enquadra-se a mobilidade suave, mobilidade ativa ou mobilidade não-motorizada que descreve a deslocação de pessoas e bens em bicicleta ou a pé; assim como em outros modos menos frequentes movimentados a propulsão humana como por exemplo patins, skate ou trotinetas.

Bicicleta é um veículo com duas rodas presas a um quadro, movido pelo esforço do próprio usuário (ciclista) através de pedais, ou também, um velocípede de duas rodas iguais e de pequeno diâmetro

Veículo Eléctrico é um tipo de veículo que utiliza propulsão por meio de motores elétricos para transportar ou conduzir pessoas, objetos ou uma carga específica. É composto por um sistema primário de energia, uma ou mais máquinas elétricas e um sistema de acionamento e controle de velocidade ou binário. Entre eles temos temos o Veículo Solar que é um veículo que utiliza a força do Sol como combustível.

Maglev Um comboio (trem) de levitação magnética ou Maglev (Magnetic levitation transport) é um veículo semelhante a um comboio que transita numa linha elevada sobre o chão e é propulsionado pelas forças atrativas e repulsivas do magnetismo através do uso de supercondutores.

Construção e Automação

wikipedia:Contour Crafting

http://www.contourcrafting.org/

Inteligencia Artificial

Venus Chat Bot


REPRAP - Impressora 3D

Saúde

Cirurgia Robótica é um tipo de cirurgia onde o médico manipula um robô, que faz as incisões e ressecções, através de um comando remoto.

Gestão de Recursos

Eficiência energética é uma actividade que procura optimizar o uso das fontes de energia.

A utilização racional de energia, às vezes chamada simplesmente de eficiência energética, consiste em usar menos energia para fornecer a mesma quantidade de valor energético. Os equipamentos em nossa casa, escritório, o nosso carro, a iluminação nas nossas ruas e até as centrais que produzem e distribuem a nossa energia, quer ela seja electricidade, gás natural ou outra, consomem de alguma forma uma fonte de energia. A utilização abusiva das fontes de energia de origem de combustíveis fósseis, como o petróleo (que representa 37% do consumo), o carvão (27%), o gás natural e o urânio, contribuem grandemente para a libertação de dióxido de carbono para a atmosfera trazendo consequências desastrosas para o nosso Planeta, como as chuvas ácidas, o aquecimento global e a redução da camada de ozono.

O ser humano produz uma série de resíduos hoje em dia geridos sob a designação de Gestão de Resíduos Sólidos.

Remediação Ambiental é um conjunto de técnicas e operações tendo em vista anular os efeitos nocivos, seja ao ser humano, seja ao restante da biota, de elementos tóxicos num determinado sítio.

Environmental technology

A Reciclagem é o termo geralmente utilizado para designar o reaproveitamento de materiais beneficiados como matéria-prima para um novo produto.


1. Transformar plástico em combustível Blest


Exploração Espacial

Informática

Software Livre (OpenSource) é uma ferramenta essencial na comprovação da viabilidade de uma economia baseada em recursos considerando que é um exemplo de colaboração e liberdade criativa do desenvolvimento humanos sem necessidade de dinheiro.

Simulação

Em computação, wikipedia:pt:Simulação consiste em empregar formalizações em computadores, tais como expressões matemáticas ou especificações mais ou menos formalizadas, com o propósito de imitar um processo ou operação do mundo real. Desta forma, para ser realizada uma simulação, é necessário construir um modelo computacional que corresponda à situação real que se deseja simular.

. M a n u e l F e l i z - T e i x e i r a

Arduino

Exploração Espacial

wikipedia:pt:Exploração espacial é o conjunto de esforços do homem em estudar o espaço e seus astros do ponto de vista científico e da sua exploração económica, fazendo o uso de naves espaciais, satélites artificiais ou sondas espaciais, e muitas vezes fazendo uso de humanos em suas missões: os astronautas, como são chamados nos Estados Unidos e no ocidente de um modo geral, cosmonautas tal como são apelidados na Rússia.

http://www.planetary.org/