Missão

A Missão da FUTURAGORA, é inspirada no The Venus Project, desenhado pelo designer social Jacque Fresco e funciona como uma extensão nacional local desse projecto.

A associação tem como finalidade a promoção da Economia Baseada nos Recursos, a Investigação Científica, Tecnológica e Social e a Defesa do Ambiente, sendo especificamente nessas áreas que actua.

Mais do que investigar a FUTURAGORA executa inúmeros projectos na área das energias renováveis, agricultura, tecnologia e lado social entre muitas outras estes são pontos chave rumo a uma sociedade sustentável, equilibrada e altamente produtiva.

Sintetizam-se os pilares de actuação em:

  1. Promoção e divulgação da Economia de Gestão dos Recursos Naturais (Economia Baseada Recursos)
  2. Investigação Ciêntífica, Tecnológica e Social;
  3. Defesa e Proteção do Ambiente;

A missão é objectivamente praticar a sustentabilidade, a ecologia e a igualdade social desenvolvendo para tal projectos práticos e técnicos. Utilizando novos métodos de organização operacional e social, aplicando o método científico às problemáticas da vida humana em sociedade, do seu impacto sobre a natureza e do seu potencial tecnológico, pretende-se redesenhar a nossa cultura e sociedade de raiz.

Defendemos uma abordagem tendente a uma gestão inteligente dos recursos naturais da Terra baseada em factos concretos e não, nunca mais, em opiniões, interesses económicos ou superstições, como estamos habituados a ver e observar.

A Futuragora pretende reorganizar a forma de actuarmos na sociedade como cidadãos e como humanidade. E para tal necessitamos do conhecimento, tecnologia, recursos necessários à experimentação e teorização das soluções mais objectivas e racionais que devemos tomar diáriamente.

9379906_1

A FUTURAGORA – Associação para a Economia Baseada nos Recursos, é uma união de cidadãos em volta de um fim comum. Os fins estatutários desta Associação são a divulgação e promoção de um novo modelo social para tal aplicando a experimentação e a investigação social, científica e tecnológica com a devida cautela Ambiental.

As actividades desenvolvidas e a desenvolver pela Futuragora englobam bolsas de estudo, projectos de investigação e educacionais, tecnológicos e sociais e muita investigação. A FUTURAGORA tem um centro de pesquisa em Almada onde executa os seus projectos, tem vários Jardins de Vénus pelo país e apresenta projectos tecnológicos inovadores. Esta associação compila, testa e produz informação e tecnologia necessária às alterações que pretendemos provocar na sociedade actual.

O objectivo principal a longo prazo é unir esforços e recursos na construção de uma rede abundante de recursos, onde possa vigorar um novo pacto social que apelidamos de “Natural” ou de um Sistema Social de Economia Baseada nos Recursos.

527791_329210967136402_763869595_nA Futuragora usará a criação e montagem de projectos técnicos e práticos afim de fomentar a sustentabilidade e a abundância produtiva. Utilizando um conceito de partilha e cooperação pretende-se reunir em volta dessa rede, pessoas, associações e outras instituições.

Para tal a Futuragora aplica os seus fundos e recursos sejam humanos ou materiais, na produção de soluções técnico-práticas. Aliando uma forte componente de investigação à produção e manutenção de projectos sustentáveis, comunitários e ambientais em regime de cooperação e liberdade, a Futuragora representa a rampa de lançamento para um novo futuro.

O futuro é agora, depende de ti o que ele será ! Se nada Fizeres nada Acontecerá !

No comments.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.