Radio telecomunicações

Radio telecomunicações

Boletim Informativo

O Boletim da Futuragora é um projecto de automação aplicado às rádio comunicações na banda do cidadão (CB). A cada 30 minutos, no canal 3 em FM, uma voz sintetizada fornece diversas informações actualizadas, como por exemplo o estado do tempo e notícias. Pretende-se evoluir para um sistema mais complexo, incluindo emissões em diversas cidades, a introdução de reconhecimento de voz e inteligência artificial permitindo ao utilizador interagir com a rede de emissores. Alguns dados climatéricos locais são recolhidos através de dispositivos desenvolvidos no projecto Opensenses da Futuragora.

O primeiro Boletim Informativo começou a ser emitido em Agosto de 2019 em Lisboa. Os ouvintes poderão participar enviado os seus relatórios de receção (QRK) ou mesmo notícias que pretendem ser difundidas. Este projeto pretende ser um ponto de partida para chamar mais rádio operadores e levá-los a interagir uns com os outros e no futuro com o próprio servidor central. É um complemento ao Projecto 3-3-3 que decorre em paralelo no mesmo canal.

A emissão do boletim serve também para:
– Emitir um sinal estável para afinação de antenas
– Avaliar o raio de cobertura
– Difundir informações climatéricas
– Alertar em caso de situações de emergência
– Ser uma plataforma de informações ao serviço da população

Com este projecto foi criado um canal audio na plataforma Discord que emite o Boletim Informativo sendo que a plataforma audio utilizada é o Mumble.

Está disponível a emissão deste Boletim Informativo pelo canal 3 da Banda do Cidadão Portuguesa (26.985 MHz) de acordo com o plano 333. Data de lançamento 1 de Agosto de 2019. Foi também criado um blog para telecomunicações.

Plano 3-3-3

3-3-3 é o projecto da Futuragora que reúne as actividades de rádio comunicações no âmbito da sobrevivência e preparação para situações de emergência.
O plano de comunicações 3-3-3 é a melhor forma de interajuda em caso de falha da rede telefónica. Pode ouvir aqui a última chamada do plano 3-3-3.

Como:
Ligue o CB no canal 3 FM, a cada 3 horas, durante 3 minutos ou mais. Siga este plano para melhor ouvir e ser ouvido. Experimente, treine e aumente a sua possibilidade de sobrevivência em caso de emergência.

Este projeto engloba a criação de um canal de comunicação onde possa pedir ajuda. Também permite obter noticias e informações como preparação para uma eventual emergência pessoal, nacional ou internacional.
É um treino constante para que cada um esteja pronto para ajudar ou ser ajudado. Participe e divulgue porque sem comunicações a suas possibilidades de sobrevivência são reduzidas.
Esta é uma rede alternativa feita por pessoas e para pessoas interessadas na independência e auto-suficiência. Ideal para preppers, operadores de rádio CB ou simplesmente para si que sempre gostou de rádio comunicações e nunca soube como começar.

Quando: A cada 3 horas
Utilize sempre as horas locais no plano 3-3-3
Meio dia, 15:00, 18:00, 21:00.
Meia noite, 3:00, 6:00, 9:00
.

Quanto tempo: Pelo menos 3 minutos
Ao início de cada três horas, ligue o rádio no canal 3. Mesmo que não precise de comunicar ligue o rádio e fique à escuta pelo menos por 3 minutos. Se tiver bastante energia fique à escuta por 10 ou 15 minutos pois alguém poderá chamar fora do horário. Se quiser testar as as suas comunicações ou simplesmente informar a rede de que está na escuta, faça-o com uma breve chamada, por exemplo “Plano 3-3-3 aqui Lima 44 escuto”. A resposta será por exemplo ” Lima 44 aqui Falcão Branco, sinal de 7 em Almada”

Sincronização horária

Sincronize o seu relógio com o de outros rádio operadores sempre que possível. Se não tem a certeza de ter horas certas, entre no canal mais cedo ou deixe-o ligado até ouvir as horas certas por outro operador ou pelo boletim informativo. Caso não tenha um relógio procure sintonizar uma emissora de rádio e espere pelo sinal horário.

Onde: Canal 3
Canal 3 do CB em FM. Futuramente também no PMR canal 3.
Poderão ser convencionadas outras frequências de emergência, por exemplo pelos rádioamadores.

Vantagens do plano 3-3-3
1. Fácil de recordar – a regras dos três.
2. Poupa energia, para walkie-talkies e rádios alimentados a bateria.
3. Reúne todos na mesma frequência e à mesma hora aumentando o sucesso da comunicação.
4. Estabelece um horário com oito comunicações por dia.
5. Evita horários e planos complexos de comunicação que não são práticos em caso de emergência.
6. Permite comunicações efetivas e rápidas.
7. Três horas entre comunicações permite descansar em caso de emergência.
8. Uma pessoa pode andar 10 Km em 3 horas, o que corresponde ao raio de alcance das comunicações.
9. O plano 3-3-3 é compatível com o plano alternativo 3-2-1.



No comments.