Fairc

From Futuragora Wiki
Jump to: navigation, search

Nova Rede IRC para a Sustentabilidade e Tecnologia

"As redes sociais nunca foram um "lugar sagrado" da privacidade. O próprio Facebook, ainda em estágio primitivo, surgiu quando Mark Zuckerberg decidiu usar os servidores da universidade de Harvard e baixar fotos de garotas das moradias estudantis a fim de criar um site em que os alunos pudessem votar nos atributos de duas mulheres e estabelecer um ranking. Ou seja, desrespeito à privacidade em altos níveis."

Em 2013 foi lançado um servidor de IRC na FUTURAGORA. O objectivo inicial era a manutenção de uma plataforma de comunicação realtime que servisse de fonte para os nossos mais recentes desenvolvimentos de integração. No entanto a linha condutora desta rede acabou por se tornar na comunicação entre pessoas e máquinas sobre sustentabilidade, automação, activismo e desenvolvimento de projectos. Acima de tudo essa fora de comunicação permitiu-nos tirar a nossa actividade principal das redes sociais tornando-a mais privada.

Acesso: /server futuragora.pt 6667 ou 6697


Rede IRC Futuragora

Servidor: lab.futuragora.pt (antigo dev)

Link Página IRC: http://irc.futuragora.pt

Stats: https://irc-source.com/net/Futuragora?graph=last_year

Pagina IRC da Futuragora: http://www.futuragora.pt/comunicacao/rede-de-irc-da-futuragora/

Artigo no site sobre o canal: http://www.futuragora.pt/2013/07/canal-futuragora-chat-da-futuragora/

Data de Fundação do server:

irc.futuragora.pt: Fri Nov 22 2013 at 09:03:43 WET

Princípios orientadores da rede de IRC da Futuragora

1. A rede irc.futuragora.pt tem como principal missão servir como plataforma e canal de comunicação da Futuragora e projetos.

2. O #futuragora é o ponto de encontro dos associados, colaboradores e parceiros da Associação.

3. No canal #futuragora, todos os associados e pessoas conhecidas podem ter acesso OP no canal mediante objetivos da Missão FA

4. O administrador do servidor de irc tem como função garantir que o serviço está sempre activo. Não pode banir ou intervir nos canais sem consenso geral excepto em ataques ao servidor.

  1. futuragora - Rede Portuguesa de IRC | http://irc.futuragora.pt | Canal Genérico | Projectos, testes e desenvolvimento entre em #dev

Regras do canal #futuragora:

1. Ninguem poderá será banido eternamente do canal da futuragora desde que seja uma pessoa física e não desrespeite abusivamente as regras do canal.

2. Não existe nenhuma regra fixa no canal. É permitido beijos e paixões mas com um certo limite.


Canais iniciais:

  1. futuragora - Canal inicial
  1. dev - Area de desenvolvimento
  1. live - Feeds e entradas


Bots

VenusAI Eggdrop

Este bot tem uma função especial de emitir os dados que são colectados por diversos projectos nos canais de comunicação da Futuragora como o discord, irc, o site e o facebook.


Fresco Sopel

Este bot cria search - Pesquisa google e feeds GUI - Willie Bot



Texto do site do IRC

Rede de IRC para a Sustentabildiade e Automação

Qual o tema e missão desta rede de IRC?

Para nós, o conceito de sustentabilidade é elevar a eficiência económica à equidade social na difusão do conhecimento dos meios que agregam valores na preservação e manutenção do meio ambiente. O desenvolvimento sustentável deve ser levado a sério, desejamos ao máximo atender às necessidades presentes, mas sem comprometer a sociedade, a economia e o ambiente futuro. É nesse contexto que surge esta rede de IRC, que vem fixar-se como uma plataforma de contacto entre os projectos sustentáveis, a tecnologia e as pessoas em direcção a um planeta mais eficiente, ecológico e justo.

Porquê mais uma rede de IRC? Não existe rede de irc especialmente dedicada a projectos sustentáveis, investigação tecnológica e automação. Embora existam muitas redes de IRC, algumas com milhares de users até mas nenhuma segue uma filosofia clara quanto à necessidade urgente de promover, divulgar e por em contacto, o homem, a natureza e as máquinas.

Para quê retornar ao IRC?

O irc já existe há muitos anos e nunca acabou. Redes como a freenode mostram bem o potencial que o IRC aínda tem para dar. A tecnologia do IRC permite certas funções que outras vias de comunicação têm dificuldade em manter. Se tomarmos como exemplo o skype, o teamspeak ou mesmo o facebook, os recursos do seu computador começam a ficar mais limitados. Isto acontece porque estas tecnologias mais avançadas acabam por carregar o sistema com componentes pesados como flash, java. Enquanto que o skype e outros programas de comunicação online são plataformas proprietárias, o IRC é um protocolo livre e gratuito que funciona em qualquer dispositivo, ou sistema operativo.

Vou encontrar alguma coisa nova?

Várias. A primeira novidade da nossa Rede de IRC é o serviço de bounce (ZNC) que permite não perder as suas conversas mesmo quando fica offline sem ligação à internet. No facebook ou no skype, pode consultar a sua conversa anterior, e mesmo receber mensagems offline. O IRC faz exactamente a mesma coisa mas com o dobro da privacidade e com encriptação se necessário em qualquer canal, usa certificados, e permite milhares utilizadores. A outra novidade na nossa rede de IRC é a venus bot que permite fazer pesquisas, automatizar processos, e agendar tarefas ou contactos. Nenhum dos seus actuais sistemas de comunicação permitem funcionalidades avançadas como estas.

É um local seguro para eu comunicar? Provavelmente mais seguro que qualquer outra das formas de comunicação que usa actualmente. A rede de IRC usa SSL/TLS para encriptação do tráfego entre o seu dispositivo e o servidor. Por outro lado a sua actividade na rede, como as conversas privadas não são guardadas nos nossos servidores, ao contrário de outras vias de comunicação como o gmail, o facebook ou mesmo mensagens de telemóvel.

Em 2014 foi lançada uma rede de IRC na FUTURAGORA. O objectivo inicial era manutenção de uma plataforma de comunicação realtime que servisse de fonte para os nossos mais recentes desenvolvimentos de integração. No entanto a linha condutora desta rede acabou por se tornar na comunicação entre pessoas e máquinas sobre sustentabilidade, automação, activismo e desenvolvimento de projectos.

A Filosofia da nossa Rede de IRC pública tem várias componentes. A rede existe para fornecer serviços interativos para comunidades de projectos peer-to-peer. Projectos dirigidos a pessoas e abertos, com ampla participação e divulgação nos vários grupos e equipas participantes nas actividades de sustenabilidade e tecnologia.

Alguns princípios básicos são:

Os membros da comunidade beneficiam de melhor acesso uns com os outros. Colocam-se uma série de projectos em estreita proximidade num ambiente interativo criando vínculos entre os desenvolventes projectos e ajuda dos membros da comunidade aproveitando assim melhor o trabalho de todos.

Interação amigável é mais eficiente do que conversas picadas.

Desenvolvedores de projetos são auto-motivados e livres na gestão dos seus projectos.

A comunicação numa rede dedicada à sustentabilidade e automação permite uma mais ampla divulgação das varias actividades relacionadas.

Acesso ao irc da FA

=Web IRC

A página chat-online permite um acesso imediato aos nosso canais de comunicação Chat e Voip.

O Plugin TVP para o chrome desenvolvido pela futuragora tem um popup direto para os canais de chat.

A plataforma FuturAI tem um botão directo para abrir e fechar o chat da #futuragora.

Poderá abrir apenas o IRC Web Chat via site sem qualquer outro aditivo para se estiver numa rede ou dispositivo móvel aceder de forma mais leve.

Cliente IRC

Pode também aceder ao nosso canal através da rede IRC (irc.futuragora.pt) mas é necessário um software aplicativo cliente de IRC. Existem diversas opções. Algumas delas são: Ircle para Mac, KvIRC, Hexchat ou Pidgin para Windows, irssi, weechat para Gnu/Linux. Se usar um cliente de IRC deverá ligar-se ao servidorirc.futuragora.pt usando o comando “/server -e irc.futuragora.pt +6697”. (por norma pode se automatizar o login no cliente IRC)


IRC BOUNCE

A Futuragora fornece um acesso bounce (ZNC) ao canal que permite que um utilizador que não esteja online ou ligado à rede ver todas mensagens escritas no servidor. Clique futuragora.pt ZNC WebChat para entrar no chat da sua conta de IRC através desta página. Para aceder à sua conta ZNC usando um cliente de IRC deverá ligar-se ao servidor com o comando /server futuragora 3001 e depois colocar os seus dados com o comando /quote pass user:palavrapasse desta forma quando se ligar pode aceder às ultimas conversas e mensagens.

Encriptação

Também poderá configurar a sua conta ZNC no painel de administração (site fica amarelo devido ao aviso ssl mas basta clicar para proceder)

Encrypted Rooms

- Poderá usar esta opção com plugin "fish" no seu cliente de IRC - Configurar Encriptação IRC fish Realizar comandos na janela de pvt do nick querem /setkey chave /delkey nick


Encriptaçao TOR+GPG

OTR

Após a instalação do plugin otr devemos carregá-lo se o mesmo não se auto carregar.

/otr start

Terminar sessão otr com o contacto:

/otr finish

Trocar chave de segredo extra apenas conhecida pelo contacto:

/otr auth senha_segredo

Confiar na chave otr de um contacto:

/otr trust

Para quem usa o irssi, recomenda-se para que esteja informado do estado otr

/statusbar window add otr

Gerar manualmente uma chave otr para um contacto:

/otr genkey nick@irc.server.com

Iniciar ou responder a um contacto para trocar chaves otr.

/otr auth <nick>@<servidor> <senha>

Abortar a troca de chave otr com um contacto:

/otr authabort <nick>@<servidor>

Confiar na chave otr de um contacto que está na janela aberta do momento mas apenas no fim de se comparar a chave otr:

/otr trust <nick>@<server>

Activar modo de debug:

/otr debug

Listar contexto otr chaves usadas e estado:

/otr contexts

Ver a versão otr utilizada:

/otr version


No cliente

Método 1

Servidor /server -ssl irc.futuragora.pt +6697

TOR

/set net_proxy_host 127.0.0.1

/set net_proxy_type 3

/set net_proxy_port 9050 (se não der meter a 9150)

/set net_proxy_use 0

/set irc_user_name nick


Método 2 (Gráfico)

Na lista de redes meter irc.futuragora.pt/+6697

Marcar

-Connect to selected server only

-Use SSL for all servers in this network

-Accept invalid SSL certificate

-"Login method" to "Default".


SASL -https://freenode.net/kb/answer/sasl

CertP -https://freenode.net/kb/answer/certfp

VPN Acesso intranet

Se estiver dentro da rede da FA poderá usar o acesso da [VPN]


UNREAL https://www.unrealircd.org/docs/User_%26_Oper_commands

MODULES: https://github.com/eggtcl/rss-synd https://raw.githubusercontent.com/Notos/ircbot/master/scripts.old/alice.tcl

/home/dev/bots/nodebot-master/nodebot -c /home/dev/bots/nodebot-master/nodebot.conf dev Starting loop.... echo Booting Status sleep 3service prosody restart

/home/dev/bots/nodebot-master/nodebot -c /home/dev/bots/nodebot-master/nodebot.conf dev Hostname: $(hostname) sleep 1 /home/dev/bots/nodebot-master/nodebot -c /home/dev/bots/nodebot-master/nodebot.conf dev Whois: $(whois futuragora.pt) sleep 1 /home/dev/bots/nodebot-master/nodebot -c /home/dev/bots/nodebot-master/nodebot.conf dev Time: $(date) sleep 1 /home/dev/bots/nodebot-master/nodebot -c /home/dev/bots/nodebot-master/nodebot.conf dev Current Uptime: $(uptime) sleep 1 /home/dev/bots/nodebot-master/nodebot -c /home/dev/bots/nodebot-master/nodebot.conf dev Ping: $(ping -c1 google.com) sleep 15 /home/dev/bots/nodebot-master/nodebot -c /home/dev/bots/nodebot-master/nodebot.conf dev Connected Users: $(who) sleep 1 /home/dev/bots/nodebot-master/nodebot -c /home/dev/bots/nodebot-master/nodebot.conf dev Last logs $(lastlog | grep 2015) sleep 1 /home/dev/bots/nodebot-master/nodebot -c /home/dev/bots/nodebot-master/nodebot.conf dev TOP 3 CPU: $(ps -auxf | sort -nr -k 3 | head -3) sleep 15 /home/dev/bots/nodebot-master/nodebot -c /home/dev/bots/nodebot-master/nodebot.conf dev TOP 3 RAM: $(ps -auxf | sort -nr -k 4 | head -3) sleep 15 /home/dev/bots/nodebot-master/nodebot -c /home/dev/bots/nodebot-master/nodebot.conf dev Visit http://www.futuragora.pt sleep 300


      echo "Escolheu a option $options"echo ""echo "listing processes"
      ps -A
      echo Enviar MSG para #futuragora: "
      read MSG
      /home/dev/bots/nodebot-master/nodebot -c /home/dev/bots/nodebot-master/nodebot.conf futuragora $MSG - (msg enviada pelo sistema)
      

IRC Hexchat Config--------------------------

Método 1

Servidor /server -ssl irc.futuragora.pt +6697

TOR /set net_proxy_host 127.0.0.1 /set net_proxy_type 3 /set net_proxy_port 9050 ( 9150) /set net_proxy_use 0

/set irc_user_name nick


Método 2 (Gráfico)

Na lista de redes meter irc.futuragora.pt/+6697

Marcar -Connect to selected server only -Use SSL for all servers in this network -Accept invalid SSL certificate -"Login method" to "Default".


Encryptar Encryptação com fish (meter só no pvt do nick, não se enganem, se se enganarem dar o delkey, no canal, pvt, etc) /setkey senha (metes uma senha) /delkey nick (metes o nick)

Encriptação com OTR https://wirelesspt.net/wiki/Como_utilizar_o_otr_e_fish_no_irc https://wirelesspt.net/wiki/Hexchat#otr

Existe tb script no github https://github.com/TingPing/hexchat-otr https://github.com/wirelesspt/hexchat

  1. !/bin/sh

echo "This script will install/update hexchat and or otr automatically"

       echo
       read -r -p "Are you sure ? [y/N]" response
       case $response in
       [yY][eE][sS]|[yY])
       # Software and dependencies needed:
       sudo apt-update
       sudo apt-get -y install hexchat gcc make pkg-config libglib2.0-dev git automake autoconf-archive libtool glibc-source libcrypt-gcrypt-perl libotr5-dev
       # Check for old and or outdated hexchat-otr files:
       if [ hexchat-otr ]
       then
       rm -rf hexchat-otr
       else
       echo "hexchat-otr not found. Downloading..."
       fi
       # Download new/update hexchat-otr sources:
       git clone https://github.com/TingPing/hexchat-otr
       cd hexchat-otr
       # compile the sources:
       ./autogen.sh ; make -s
       sudo make install
      1. Prepare addons/otr_autostart.lua

mkdir ~/.config/hexchat/addons

cat <<EOT >> ~/.config/hexchat/addons/otr_autostart.lua -- Auto starts OTR query hexchat.register('OTRPM', '2', 'Automatically start otr upon /query nick')

hexchat.hook_print('Open Context', function (args)

       -- We only want queries
       if hexchat.props['type'] ~= 3 then
               return
       end
       -- Ignore empty tabs, znc queries, and scripting consoles
       if not hexchat.get_info('channel'):match('^[%*%(>]') then
               hexchat.command('chanopt -quiet /otr start')
       end

end) EOT

      1. Ready to use Hexchat
       echo
       read -r -p "Start hexchat? [y/N]" response
       case $response in
       [yY][eE][sS]|[yY])
       echo "Starting hexchat...";
       DISPLAY=:0.0 hexchat &
         ;;
       *)
       ;;
       esac

echo echo "To start OTR open a chat windows with someone usin OTR and type /otr start"; echo "To end conversation type /otr finish"; echo "Check this out https://irc.futuragora.pt"

       ;;
       *)
       echo
       echo "Really ? Check this out: https://en.wikipedia.org/wiki/Off-the-Record_Messaging"
       echo
       ;;
       esac
      

Fundador do canal #futuragora na freenode: fbsd


Comandos: /quote chanserv info #chan /join services futura1

Hidden IP Remover o xw do modulo connect

Register Channel /cs register #futuragora desc


    1. IRCADMIN

IRC Admin: Alien | xeon | KR | Rafael | reset

IRcopGlobal: rockcavera

FA ChannelOps: r0173x

Equipa de Desenvolvimento do IRC: KR, reset, Alien, rockcavera

Tarefas Dev IRC: Desenvolver os relays entre plataformas; Manter e melhorar os bots e serviços sediados no IRCd; Criar uma App Android que esteja directamente ligada aos canais de IRC; Adicionar voz (audio) colateral ao canal de IRC de forma simples acesso; Desenvolver e melhor os sites que suportam o projeco -> equipa de comunicação!

APP ANDROID Desc: Densevolvimento de uma Apps de Android que esteja directamente ligada à rede de irc. Como a base é a rede de irc tem acesso a todos as funcionalidade que estão na rede.

Especificação: FASE 1 - App de acesso ao chat e canais (Androirc) Playstore Download - tem de estar na apt store- oferta de um desblokeado +server para Admins Acesso ao Chat com a possibilidade estar em varios canais Os links são assumidos e sãao abertos em Browsers Acesso a canais onde passam RSS (partilha de rss e info) Janela directa para bots personalizados FASE2 - Audio e Video sobre o irc - para além de estar no irc chat pela app, pode aceder a salas ou fazer conversas directas privativas (p2p) e em grupo (server based). Plataformas possiveis: webrtc, SIP, mumble, teamspeak, discord etc... Users: registo de utilizadores, com login. Audio no bots FASE 3 - Messenger like apps - Aplicaçáo com browser incluido e assistente virtual com audio. Assistente virtual Acesso a files e pastas Canais, audio e video Cloud de files Site de Social Networking ligado a base de dados de user


Possiveis Relays: Discord https://github.com/reactiflux/discord-irc Facebook -> zapier Slack BOT https://github.com/ekmartin/slack-irc Teamspeak Mumble IRC to Whatsup https://github.com/stenyak/breakbot

COMUNICAÇÃO:

Gestores de Comunicação: Ana^ | Alien

1. Website - Desnevolver novo site que integre numa só pagina a informação sobre todos os servidores/projectos de irc. 2.Suporte - services@tugasnetwork.net ou #Ajuda um op online @ 3. Facebook - https://www.facebook.com/tugasnetwork


Tarefas: Desenvolver um novo site, global para todas as redes Estudar a questão do warez para atrair utilizadores


https://wiki.inspircd.org/Commands

Bugs e solutions: Egdrop: Also, to make things more complicated, many distributions separate the runtime libraries from the "devel" files. This means, that despite yum (or whatever packet manager you use) say tcl is installed, you actually need tcl-devel or something like that. In your case, I'd start checking this. Code:yum install tcl-devel

During compilation, the configure-script will try its best to find the location of any installed tcl-libraries on the system, however, sometimes tcl has been installed in some dark corner of the filesystem where the script doesn't know where to look. In these cases you need to use the --with-tcllib and --with-tclinc options with configure to actually tell where they are: Code:./configure --with-tcllib=/path/to/libtcl.so --with-tclinc=/path/to/tcl.h


Services:

http://irc.futuragora.pt/?services

NickServ allows you to register a nickname and prevent others from using it. The following commands allow for registration and maintenance of nicknames; to use them, type /msg NickServ command. For more information on a specific command, type /msg NickServ HELP command.

Tarefas pendentes

1. mudar o http://irc.futuragora.pt/ para o https:// da fa (preciso que fbsd recode a coisa)

2. dar-nos op no canal da futuragora na freenode para eu poder mexer e os bots

3. Ajudar a linkar o qwebirc e o kiwi para o canal da freenode.