Instalar o Webmin

From Futuragora Wiki
Jump to navigationJump to search

O Webmin é um programa de gestão de servidor gratuito. Basicamente permite acesso às configurações e funcionalidades de um servidor linux remotamente e através de um browser. A porta por defeito é a 10000 para o webmin e a 20000 para o usermin. O usermin é a extensão que permite um acesso simples e dirigido a utilizadores normais, mantendo um acesso ao email, e funcionalidades características de um user linux.


Instalação do Virtualmin

Convém garantir uma instalação linux fresca com acesso à net e com o mínimo de funcionalidades instaladas. O próprio webmin instalará todos os serviços necessários e como tal é através dele que seram geridos os futuros pacotes de software.

Caso se pretenda ter dominio virtuais (vários sites no servidor) deverá usar o Virtualmin. Esse não só instala o webmin como o prepara para manter e fazer face a uma multiplicidade de domínios / sites / users linux.

Ir ao site do virtualmin e fazer download do programa de instalação do virtualmin directamente para o servidor. Tal pode ser conseguido por intermédio da consola de ssh, usando o comando wget.

De seguida deverá garantir que têm o perl instalado:

yum install perl

Uma vez instalado o perl deve correr o comando de instalação do virtualmin:

sh ./install.sh

Aguarde pacientemente enquanto o programa de instalação do virtualmin instala todos os pacotes necessários ao seu funcionamento.

Para confirmar se o usermin está a correr:

   #netstat -lpn | grep 10000
   #ps aux |grep webmin

Then kill all process show up (usually killing all of Webmin related miniserv.pl processes:) by ID using

   kill –9 PROCESSID

After that lets start Webmin back with

   #/etc/webmin/start