Newsletter FA Setembro

From Futuragora Wiki

A presente newsletter é publicada pela Futuragora – Associação para a Economia Baseada nos Recursos (www.futuragora.pt) que promove a sustentabilidade, a ecologia e a igualdade social. Doravante, a mesma será parte integrante da newsletter do Movimento Zeitgeist Portugal, por forma a criar uma simbiose na actuação por um sistema social melhor.

Entrámos no mês de Outubro com um tempo quente nada habitual para a época. Parece que as alterações climáticas estão cada vez mais visíveis, mas não damos um mês sem que esteja um frio de rachar.

Reunião Semanal Online/Sede

Os Associados da Futuragora reúnem-se todos os sábados na sede social em Almada, sendo que online se promove uma reunião pelas 22H00 através do teamspeak. O servidor de TeamSpeak da Futuragora tem acusado inúmeras quebras de ligação por causa não identificada. Desta forma e, considerando a futura inexistência de canais específicos nos servidor da Movimento Zeitgeist, passamos a anunciar que as referidas reuniões online iram ter lugar no servidor de Teamspeak do The Venus Project (consultar portal Futurgora para mais informação).

Comunidade na Sede

Com a chegada do Outono chegou o momento de fazer o balanço do mês de Setembro que representou um desacelerar dos projectos em detrimento em prol da Comunidade Futuragora.

Este projecto da comunidade na sede foi suspenso no dia 30 do passado mês, pois os dois membros que decidiram sair da sede como residência. Durante três meses, o João e o Bruno residiram na sede da Futuragora, ficando a cargo deles a gestão do espaço e dos projectos. Em termos de despesas, as mesmas foram suportadas pela Futuragora com o acordo inicial de ser resarcida em trabalho, projectos, ou em última análise, na despesa monetária efectuada. O valor fixado foi de € 150,00 pelo alojamento, água, luz, internet, gás, em suma os bens essenciais, enventualmente considerando alimentação. O objectivo deste projecto era promover a convivência comunitária (que se veio a revelar difícil), desenvolvimento dos projectos (que foi diminuta) e, por último, a sustentabilidade, patrocinada pela Futuragora com a aquisição de painéis solares e cultivando produtos alimentares. É importante ficar o registo da fragilidades e inviabilidades deste projecto Comunidade Futuragora para que fique registado como know-how para o futuro. Essa gestão será feita no respectivo projecto, agora arquivado no portal da Futuragora.

Convívio na Sede

Concluídas as experiências comunitárias regressa-se aos anteriores trabalhos, desde logo jantares e almoços convívios na sede, ficando nestes termos, marcado para ao próximo Sábado dia 22 de Outubro, um almoço convívio na sede em Almada.

Jardim de Vénus na Junceira

Em relação ao projecto da comunidade Agrícola na Junceira, Tomar, foi prepada e limpa mais área, sendo que se está a ultimar o sistema de rega (bomba + microgeração). Em breve será organizada uma ida a Tomar para ultimar algumas tarefas e que se pensa ser no início de Novembro. O Jardim de Vénus na Junceira será planificado em trimestres recrutando os colaboraborades por tempo e objectivos eficazmente delineados. Esse plano será resultado de uma reunião física e online marcada para o dia 29 de Outubro, fisicamente na sede e remotamente pelo Teamspeak do “The Vénus Project” (mais info no site).


Jardins de Vénus é um projecto comunitário da Associação Futuragora. Com ele pretende-se criar pequenos nichos de sustentabilidade e de uma nova organização social. Usando a tecnologia e meios agrícolas ou outros sustentáveis e verdes pretende-se criar uma comunidade auto-sustentável, isenta dos males que temos hoje. Este é o projecto de manter um registo físico e vivo de plantas, associando a agricultura tradicional com a permacultura e sistemas tecnologicamente avançados, como a hidroponia. Pretende-se alcançar a sustentabilidade alimentar e a preservação ambiental.

Por essa razão, para apoiar não só os nossos Jardins de Vénus, mas também outros nichos de sustentabilidade agrícola, foi criado no mês de Setembro o site www.uniplantae.org.


Uniplantae

Uniplantae, uma enciclopédia materializada num livro comunitário de registo, preservação e cultivo de plantas. Pretende-se criar o maior registo de plantas do planeta, não só sobre a plantas em si e suas origens e descrições, mas também sobre o seu cultivo e uso efectivo ou potencial. É uma wikipédia independente e livre delegando nos contribuidores e utilizadores a sua própria existência.

O Reino Plantae, Metaphyta ou Vegetabilia (Vegetal) é um dos principais grupos em que se divide a vida na Terra (com cerca de 350.000 espécies conhecidas). São, em geral, organismos autotróficos cujas células incluem um ou mais organelos especializados na produção de material orgânico a partir de material inorgânico e da energia solar, os cloroplastos.

Actualmente já contamos com 75 plantas, quase todas elas cultivadas pela nossa comunidade, na sede e nos restantes espaços Vénus. Participe, editanto e revendo páginas em www.uniplantae.org.


Energia Renovável para Associados

A Futuragora e a CCBS Energia firmaram um acordo de parceria, concedendo vantagens comerciais aos Associados da Futuragora. Na aquisição materia de energias renovaveis no www.energia-solar-renovavel.com terão os Associados direito a um desconto de 5%, sendo que ainda igual valor é entregue à Futuragora em material.

Por outro lado os Associados que adquiriram esses componentes têm também direito à retoma do material adquirido na CCBS Energia, caso decidam adquirir componentes de gama superior.

Central Energética na Sede

Células fotovoltaicas são dispositivos capazes de transformar a energia luminosa, proveniente do Sol ou de outra fonte de luz, em energia elétrica. Uma célula fotovoltaica pode funcionar como geradora de energia elétrica a partir da luz, ou como um sensor capaz de medir a intensidade luminosa.

As células fotovoltaicas são chamadas também de "células solares", por aproveitarem principalmente a luz solar para gerar energia elétrica. Atualmente, as células fotovoltaicas apresentam eficiência de conversão da ordem de 16%. Existem células fotovoltaicas com eficiências até 28%, fabricadas de arsenieto de gálio, mas o seu alto custo limita a produção dessas células solares para o uso da indústria espacial.

Na sede da Futuragora está a ser montada uma pequena central energética que será capaz de sustentar todo o espaço do ponto de vista eléctrico. Nesta fase tem uma capacidade média diária de 400 watts. Para tal a Futuragora adquiriu um painel solar de 135w, um de 15w, e construiu outro de 60w. Com esse total em potência a energia é canalizada para um controlador de carga de 20A que carrega uma bateria de 180A. Essa bateria está ligada a um inversor de 600w.

Nesta fase, ultimada a montagem destes equipamentos, já se produziu mais de 2000 Amperes. Esse sistema alimenta a iluminação no jardim da sede, da estufa, o sistema hidropónico e um aquário com termoestato.

Sistema Hidropónico na Sede

A História da Hidroponia, remonta às civilizações antigas, desde a Egípcia e Chinesa, passa pela civilização Azteca na América Central, e chega aos nossos dias, quando se conclui que sua aplicação é a única forma de produzirmos alimentos frescos para os futuros astronautas, em viagens espaciais, e na sua estadia em estações no espaço.

A hidroponia é a técnica de cultivar plantas sem solo, onde as raízes recebem uma solução nutritiva equilibrada que contém água e todos os nutrientes essenciais ao desenvolvimento da planta.

Na hidroponia a única fonte de nutrientes para as plantas é a solução nutritiva eventualmente num componente inerte como argila expandida, areia, areão.

A Futuragora encontra-se a montar um sistema de hidroponia vertical usando, para tal, garrafas de plástico de 1,5L. Montadas num antigo expositor reciclado com capacidade para 8 garrafas na horizontal por 4 de altura totaliza 32 espaços hidropónicos. As garrafas estão abertas de forma a deixar uma abertura para a planta sair de lado, um buraco de em cima para a água entrar e dois buracos para pendurar a garrafa. As tampas da garrafa estão cortadas em forma de V de forma a deixar pingar. Por de baixo de todas as garrafas encontra-se um balde que tem uma saída por um tubo para um divisor, que se junta ao que vem da bomba de ar. Esse divisor pressionado pela pressão da água, força gotas a subirem por um tubo que alimenta 4 das garrafas da fila superior. A bomba de ar tem duas saídas permitindo alimentar 4 de cada vez. A água vai pingando pelas 4 filas de altura sempre por dentro das garrafas até chegar de novo ao recipiente, neste caso um balde.

Apanha da Azeitona 2011

No Jardim de Vénus na Junceira estão a cargo da Futuragora cerca de 90 oliveiras, cujas as azeitonas se prevêem estar em perfeitas condições de ser apanhadas no fim-de-semana de 22 e 23 de Outubro e de 29 e 30 de Outubro. Nestes termos é lançado o desafio ao Associados e simpatizantes da Futuragora de participarem na "FuturAzeite - Apanha da Azeitona 2011".

Estamos a falar de cerca de uma tonelada de azeitonas que será apanhada e enviada para um lagar, de onde sairão pelo menos 80 litros de azeite. Estima-se que serão necessárias pelo menos 4 equipas de 3 pessoas (12 ao total) para conseguir finalizar esta missão durante um único fim de semana.


Portanto, propomos a todos a vossa participação que será moldada nos seguintes termos:


Regulamento Futurazeite - Apanha Azeitona 2011

1. O custo de deslocação será suportado pelos azeitoneiros, que devem dividir a gasolina e portagem pelos ocupantes do veículo.

2. O Alojamento e a alimentação serão fornecidos gratuitamente através do armazém alimentar da Futuragora.

3. Cada azeitoneiro receberá em azeite ou azeitonas o seu proporcional de metade do resultado da apanha, sendo que a outra metade servirá para a manutenção anual, cobrir custos, despesas e para o armazém alimentar da Futuragora, na sede e na Juceira.

4. Será mantido um registo das jornadas de trabalho e pesagem da apanha no livro de registos do Jardim de Vénus, Junceira.

5. Os azeitoneiros terão de cumprir um dia inteiro de trabalho (8 horas), sendo que a jornada de trabalho começará às 9H de sábado e terminará no domingo ao final da tarde. Não cumprindo a totalidade de um dia de trabalho, os participantes serão penalizados em 50% do seu rendimento apurado proporcional ao tempo despendido, mas manterão total direito de alojamento e à alimentação gratuita.

6. A confirmação da participação será obrigatória mediante envio de email para o geral@futuragora.pt até dia 18 de Outubro.