Projecto Venus

From Futuragora Wiki
Jump to navigationJump to search

O Projecto Vénus é uma organização que promove as visões do futuro de Jacque Fresco através de um website e pela distribuição de vídeos e literatura. Tem como objectivo melhorar a sociedade, construindo cidades sustentáveis, usando energia de forma eficiente, gerindo os recursos naturais do planeta Terra, usando automação avançada, focando nos benefícios que tudo isto trará à sociedade. A organização foi fundada por Jacque Fresco e por Roxanne Meadows em 1995, embora o Projeto já exista desde os anos setenta.

O Projeto Venusum plano de ação viável para a mudança social, que trabalha em direção a uma civilização global pacífica e sustentável. Ele descreve uma alternativa para buscar onde os direitos humanos não são mais proclamações em papel, mas um modo de vida.

Propõe uma abordagem nova e holística - dedicada às preocupações humanas e ambientais. É uma visão alcançável de um futuro brilhante e melhor, adequado aos tempos em que vivemos, tanto prático quanto possível para um futuro positivo de todas as pessoas do mundo.

Ideologia do Projeto Vénus

Defendemos uma visão alternativa e diferente de qualquer sistema social que já existiu. As nossas conclusões são baseadas em anos de estudo e pesquisa experimental por muitas pessoas de várias disciplinas científicas.

Apelamos a uma abordagem direta ao redesenhar da cultura, na qual as inadequações milenares da guerra, pobreza, fome, dívida, degradação ambiental e sofrimento humano desnecessário sejam vistas não apenas como evitáveis, mas totalmente inaceitáveis.

O Projeto Vénus é um verdadeiro projeto para a génese de uma nova civilização mundial, baseada na preocupação humana e na recuperação ambiental. Uma premissa fundamental é que trabalhamos para ter todos os recursos da Terra como patrimônio comum. Qualquer coisa menos que isso resultará simplesmente na continuação do mesmo catálogo de problemas inerentes ao sistema social atual.

A experiência diz-nos que o comportamento humano pode ser direcionado, a atividades construtivas ou destrutivas. É disso que trata o Projeto Venus - direcionar a nossa tecnologia e recursos para o positivo, para o máximo benefício das pessoas e do planeta, e buscar novas maneiras de pensar e viver que enfatizem e celebrem o vasto potencial do espírito humano. Temos as ferramentas disponíveis para projetar e construir um futuro digno do potencial humano.

O Projeto Venus apresenta uma nova e ousada direção para a humanidade, que envolve nada menos que o redesenho total de nossa cultura. A nossa proposta não é uma tentativa de prever o que será feito, apenas o que poderia ser feito. A responsabilidade pelo nosso futuro está em nossas mãos e depende das decisões que tomamos hoje. O maior recurso disponível hoje é a nossa própria engenhosidade.

Fonte: https://www.thevenusproject.com/the-venus-project/

Objetivos e Propostas

Os planos do Projeto Venus oferecem à sociedade um espectro mais amplo de escolhas, com base nas possibilidades científicas direcionadas para uma nova era de paz e sustentabilidade para todos. Através da implementação de uma economia baseada em recursos globais e uma infinidade de tecnologias inovadoras e ambientalmente amigáveis ​​aplicadas diretamente ao sistema social, as propostas do Projeto Venus reduzirão drasticamente o crime, a pobreza, a fome, a falta de alojamento e muitos outros problemas prementes que são comuns hoje, em todo o mundo. .

Uma das pedras angulares das descobertas da organização é o fato de que muitos dos comportamentos disfuncionais da sociedade de hoje têem origem diretamente no ambiente desumanizador do sistema monetário. Além disso, a automação resultou na substituição tecnológica do trabalho humano por máquinas e, eventualmente, a maioria das pessoas não terá o poder de compra para comprar os bens e serviços produzidos.

O Projeto Venus propõe um sistema no qual a automação e a tecnologia seriam inteligentemente integradas a um projeto socioeconômico holístico geral, onde a principal função seria maximizar a qualidade de vida e não os lucros. Este projeto também apresenta um conjunto de valores viáveis ​​e práticos.

Isso também está de acordo com os aspectos e ideais espirituais encontrados na maioria das religiões em todo o mundo. O que diferencia o Projeto Venus, no entanto, é que ele propõe traduzir esses ideais numa realidade funcional.

Fase 1: Centro em Venus, Flórida

A primeira fase dos planos de longo prazo do Projeto Venus já foi concluída. Jacque Fresco, futurista, inventor, designer industrial e fundador do The Venus Project com a sua associada de longa data e co-fundadora Roxanne Meadows concluíram a construção de um centro de 21 acres em Venus, Flórida, onde construíram 10 edifícios experimentais em uma paisagem exuberante para ajudar apresentar as propostas do The Venus Project. Vídeos, CDs e DVDs, posteres, folhetos, modelos, renderizações e livros, como "o melhor que o dinheiro não pode comprar: além da política, da pobreza e da guerra", foram criados para ajudar a aumentar a consciencialização sobre esse projeto e as suas muitas propostas.

Fase 2: Documentários e produção de média

A segunda fase inclui a produção de documentários para ajudar a introduzir essa direção no mundo. Dois documentários importantes já foram concluídos: "Paradise or Oblivion" e "The Choice is Our".

A Fase Dois também inclui uma coleção de histórias contadas numa variedade de mídias de texto, áudio e vídeo que mostram como um mundo que abraça as propostas avançadas pelo The Venus Project funcionaria. Essas histórias fornecem uma visão positiva de uma sociedade pacífica na qual todos os seres humanos formam uma família global no planeta Terra. Uma civilização na qual todas as pessoas estão envolvidas na busca de uma melhor compreensão do mundo que compartilham. Essas histórias foram projetadas para serem uma experiência divertida e educacional para todos os espectadores.

Fase 3: Centro de Gestão de Recursos

O Projeto Vénus iniciou o desenvolvimento de sua terceira fase: o Centro de Gestão de Recursos. Essa instalação mostrará a visão do Projeto Vénus e atuará como um trampolim para o desenvolvimento da nossa proposta de rede de cidades.

Um dos principais objetivos do Centro de Gestão de Recursos é criar um plano social evolutivo e escalável, no qual as futuras cidades possam ser construídas e desenvolvidas. Isso será feito em colaboração com parceiros mundiais e com contribuições de diversas partes.

Fase 4: Cidade de Pesquisa Experimental e Rede de Cidades

A próxima fase dos objetivos do Projeto Venus inclui a construção de uma cidade de pesquisa. Esta nova cidade de pesquisa experimental seria dedicada a trabalhar em direção aos objetivos e metas do Projeto Venus, que são:

1. Declaração dos recursos do mundo como sendo uma herança comum de todas as pessoas.

2. Transcender os limites artificiais que atualmente e arbitrariamente separam as pessoas.

3. Substituir as economias nacionalistas baseadas em dinheiro por uma economia mundial baseada em recursos.

4. Ajudar a estabilizar a população do mundo por meio da educação e controle voluntário da natalidade.

5. Recuperar e restaurar o ambiente natural da melhor maneira possível.

6. Redesenhar cidades, sistemas de transporte, indústrias agrícolas e polos industriais para que sejam eficientes em termos energéticos, limpos e capazes de atender convenientemente às necessidades de todas as pessoas.

7. Gradualmente superar as entidades corporativas e governos (local, nacional ou supranacional) como meio de gestão social.

8. Compartilhar e aplicar novas tecnologias para o benefício de todas as nações.

9. Desenvolvimento e uso de fontes de energia renováveis ​​limpas.

10. Fabricando produtos da mais alta qualidade para o benefício das pessoas do planeta.

11. Exigir estudos de impacto ambiental antes da construção de quaisquer megaprojetos.

12. Incentivar a mais ampla gama de criatividade e incentivo a empreendimentos construtivos.

13. Superar o nacionalismo, o fanatismo e o preconceito através da educação.

14. Eliminando o elitismo, técnico ou não.

15. Chegar às metodologias por meio de pesquisas cuidadosas, e não por opiniões aleatórias.

16. Aprimorar a comunicação nas escolas para que nosso idioma seja relevante para as condições físicas do mundo.

17. Fornecer não apenas as necessidades da vida, mas também oferecer desafios que estimulam a mente, enfatizando a individualidade e não a uniformidade.

17. Por fim, preparando as pessoas intelectualmente e emocionalmente para as mudanças e desafios que estão por vir.

Dentro da cidade experimental, também está planeado um parque temático que entreterá e informará os visitantes sobre as possibilidades de estilos de vida humanos e ecológicos defendidos pelo The Venus Project. Caracterizará casas inteligentes; sistemas de transporte não poluentes de alta eficiência; tecnologia informática avançada; e várias outras inovações que podem agregar valor à vida de todas as pessoas - em um período muito curto de tempo.

Uma cidade circular seria uma fase de transição e poderia evoluir de uma sociedade orientada pelo o dinheiro semi-cooperativa para uma economia baseada em recursos. Este poderia ser o protótipo de uma série de cidades a serem construídas em vários lugares do mundo. A taxa de progresso dependerá da disponibilidade de fundos arrecadados durante as fases iniciais e das pessoas que se identificam, participam e apoiam os objetivos e a direção do Projeto Venus.

À medida que essas novas comunidades se desenvolvem e se tornam mais amplamente aceitas, elas podem muito bem formar a base de uma nova civilização, de preferência através do processo de evolução e não de revolução.

Ninguém pode realmente prever o futuro. Só podemos extrapolar as informações e tendências atuais. Crescimento populacional, mudança tecnológica, condições ambientais em todo o mundo e recursos disponíveis são os principais critérios para projeções futuras.

Não existe uma filosofia ou ponto de vista único, seja religioso, político, científico ou ideológico, com o qual alguém não discuta. Porém, temos certeza de que os únicos aspectos do Projeto Venus que podem parecer ameaçadores são aqueles que outros projetam nele.

O Projeto Venus não é utópico nem orwelliano, nem reflete os sonhos de idealistas impraticáveis. Em vez disso, apresenta metas atingíveis que exigem apenas a aplicação inteligente do que já sabemos. As únicas limitações são aquelas que impomos a nós próprios.

Notas

<references />

The Venus Project Website: https://thevenusproject.com

Fonte: [| Objetivos e propostas do Projeto Vénus]