Aumento alarmante no desperdício de alimentos

Aumento alarmante no desperdício de alimentos

Segundo a nova análise, a quantidade de comida que é desperdiçada a cada ano aumentará em um terço até 2030, quando 2,1 bilhões de toneladas serão perdidas ou jogadas fora, o equivalente a 66 toneladas por segundo.

O relatório do Boston Consulting Group (BCG) alerta que a resposta global ao desperdício de alimentos é fragmentada e inadequada, e que o problema está crescendo a um ritmo alarmante.

O relatório sugere a criação de um rótulo ecológico, semelhante às campanhas de comércio justo, para incentivar os clientes a comprar de empresas que se comprometeram a reduzir o desperdício.

A Guardian Australia reporta a cada ano que 1,6 bilhão de toneladas de alimentos, no valor de aproximadamente US $ 1,2 trilhão, são desperdiçadas, cerca de um terço dos alimentos produzidos globalmente.

A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO) estima que cerca de 815 milhões dos 7,6 bilhões de pessoas no mundo sofrem de desnutrição crônica em 2016.

O desperdício e a perda de alimentos respondem por oito por cento das emissões globais de gases do efeito estufa, de acordo com a FAO.

A menos que governos, empresas e consumidores tomem medidas urgentes, o relatório adverte que há poucas chances de atingir as metas da ONU de reduzir pela metade o desperdício de alimentos até 2030.

Durante este período, a perda de alimentos e desperdício é projetada para aumentar na maioria das regiões do mundo, com um aumento significativo na Ásia, de acordo com o estudo.

Os países que estão se industrializando e têm uma população crescente verão os maiores aumentos, disse Unnikrishnan.

Saber mais em: zeitgeist.pt

No comments.

Deixe uma resposta

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

%d bloggers like this: